| 21/07/2011 14h41min
Acender lareira ou churrasqueira é um tormento para muita gente. Porém, é possível obter uma chama segura e durável seguindo algumas dicas, que irão dispensar totalmente o uso de produtos químicos.
A primeira coisa que você deve saber é que jamais deve usar álcool ou qualquer outro combustível no processo de acendimento de uma fogueira. Primeiro porque não é seguro: a combustão instantânea pode se espalhar sem controle e causar queimaduras e acidentes graves. Depois, porque as chamas fomentadas desta forma não duram.
O grande segredo para produzir uma fogueira daquelas de escoteiro – duradouras e seguras – começa por uma singela base, geralmente formada por um ninho de gravetos. É preciso fazer primeiramente uma pequena bucha de galhos secos. Esse é o estopim da fogueira. O fogo vai sendo alimentado aos poucos, assim, com gravetos, até atingir uma altura entre 15cm e 20cm. Um jeito mais prático de dar início ao fogo é comprar uma bucha pronta, disponível em qualquer supermercado.
Não adianta ter pressa ou colocar excesso de material para combustão, como madeira ou carvão, encher de combustível e tentar acender. Caso você queira realmente uma boa fogueira, deve ter paciência e sensatez: não se põe um monte de lenha e depois combustível – é extremamente perigoso, pois o fogo acende muito rápido e sem controle.
O fogo deve começar de modo reduzido, com uma chama pequena, no sentido de baixo para cima, e não ao contrário. É como a construção de um edifício. Assim, ele dura muito mais. O bonito da fogueira é ela ser crescente! Em seguida, deve-se fazer um tripé com galhos de madeira mais grossa. Amarre-os com arame, para que o arranjo não se desmanche ao ser colocado sobre a chama.
O terceiro passo para obter uma boa fogueira é acrescentar mais um tripé reforçado sobre o já existente, feito com madeira ainda mais grossa. Sem esta sustentação, a fogueira apagará rapidamente. Só então, com um fogo sustentado e já forte (cerca de 50cm de altura), são acrescentadas toras de madeira ou carvão – em geral, as pessoas fazem o inverso: primeiro colocam o carvão e tentam atear o fogo com algum tipo de combustível. Esse método dispensa o uso de papel para a criação da fogueira.
Churrasqueira
Caso você queira fazer fogo para a churrasqueira usando jornal, faça um rolo comprido de papel, como se fosse um pedaço de madeira. Monte primeiro o ninho de gravetos, e acenda uma chama pequena com o auxílio de fósforos. Depois, aos poucos, coloque o carvão. Assim, sem soprar nem usar produtos que podem pôr sua vida em risco, é possível criar um fogo de qualidade, consistente e seguro.
Dicas de segurança
- Não brinque com líquidos inflamáveis.
- Mantenha o fogo contido dentro de determinada área (você pode usar algumas pedras para isso).
- Vigie o fogo sempre, enquanto o mantiver aceso. Apague-o antes ir deitar-se ou se afastar das suas proximidades.
- Esteja atento para suas quando estiver perto das chamas. Tecidos como poliéster podem derreter e peças soltas, como cachecóis e lenços, pegam fogo rapidamente.
- Ao lidar com objetos expostos ao calor intenso, proteja suas mãos com luvas à prova de fogo.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.