| 08/04/2011 15h47min
Chuveiros aquecidos fazem parte de boa parte das residências brasileiras, principalmente nas cidades em que há frio, como em Curitiba. Há duas opções para se aquecer a água do chuveiro: via energia elétrica ou por gás. Porém, a água aquecida tem um custo: representa até 25% do consumo mensal de energia de uma casa durante o inverno, só perdendo para a geladeira e o freezer.
Segundo especialistas, o chuveiro a gás gasta menos energia que o chuveiro tradicional. “O chuveiro a gás é mais econômico pois o metro cúbico do gás geralmente é mais barato que o kilowatt/hora (kWh) da conta de luz. Nessa constatação, é levado em conta apenas o consumo de energia de cada tipo, e não o consumo de água e as adaptações que devem ser feitas nas tubulações para poder levar a água quente até onde ela será usada”, explica o engenheiro eletricista e de Segurança do Trabalho, Persio Farah Serednicki.
Para aproveitar a água quente do chuveiro sem correr riscos de segurança é importante tomar alguns cuidados, tanto na hora da instalação quanto na hora do uso. No caso do chuveiro a gás, o monóxido de carbono pode até provocar a morte. “Muitas mortes ocorrem porque as pessoas respiram o monóxido de carbono (CO), que é inflamável, incolor e inodoro. O CO se une à hemoglobina do sangue mais facilmente que o oxigênio, causando, no primeiro momento, dor de cabeça e tonturas, e se a quantidade inalada for muito grande, a morte”, explica o engenheiro. O ideal é escolher um local externo da casa ou uma área bem arejada, como a lavanderia, por exemplo, para fazer a instalação do aquecedor de água.
No caso de chuveiro elétrico, o aterramento deve ser feito de maneira adequada, ligando o fio terra do chuveiro à fiação de aterramento da casa (ou do apartamento) - e não cortar o fio terra, como muita gente faz. Outra recomendação é não mexer no chuveiro com o equipamento ligado. “Isso previne que a pessoa leve um choque elétrico por entrar em contato com uma parte energizada”, reforça.
Dicas para evitar o desperdício
A Companhia Paranaense de Energia dá algumas dicas aos consumidores de como evitar o desperdício de energia com o chuveiro elétrico, já que ele acaba aumentando o valor da sua conta no final do mês. Confira:
- Evite banhos demorados.
- Utilize a posição "inverno" somente nos dias frios. A chave na posição "verão" gasta até 40% menos energia. Não mude a chave "verão-inverno" com o chuveiro ligado.
- Não diminua, não emende nem reaproveite resistência queimada.
- A fiação deve ser adequada, bem instalada e com boas conexões. Fios derretidos, pequenos choques e cheiro de queimado são sinais de problemas que precisam ser corrigidos imediatamente.
- Se costuma lavar o banheiro utilizando a água do chuveiro, mantenha a parte elétrica desligada.
- E em caso de dúvidas para efetuar as instalações elétricas, consulte um eletricista habilitado.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.