Notícias

Nosso Mundo  | 12/07/2011 07h10min

Vinho orgânico: menos química para os parreirais

Setor de vinhos produzidos a partir de uvas livres de pesticidas e com processos mais naturais ainda é tímido, mas já tem seus entusiastas

Pedro Moreira  |  pedro.moreira@zerohora.com.br

Encorpado, com notas de frutas vermelhas, intenso e livre de pesticidas, herbicidas e fungicidas. Em paralelo à oferta crescente de vegetais, frutas e diferentes tipos de alimentos e produtos elaborados a partir de conceitos pró-ambiente, os vinhos orgânicos apresentam-se como uma alternativa ainda mais saudável e ecologicamente correta para os apreciadores da bebida.

Siga o @zhnossomundo no Twitter

Produzidos a partir de uvas cultivadas sem fertilizantes químicos e agrotóxicos, tanto os vinhos orgânicos quanto os biodinâmicos — veja quadro abaixo — são elaborados com menos conservantes. O tratamento fitossanitário (controle de pragas e de organismos nocivos) nos parreirais é feito com a calda bordalesa, uma solução com sulfato de cobre que ataca os fungos, porém com bem menos toxinas do que os fungicidas comuns.

— A elaboração do vinho segue os mesmos preceitos, mas a uva tem uma carga de pesticidas muito menor, ou quase nula — explica o professor Juliano Garavaglia, coordenador do curso de tecnologia em Viticultura e Enologia do campus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Garavaglia cita o chileno Antiyal como um exemplo de orgânico reconhecido pela qualidade. Pioneiro na produção de vinhos finos do gênero no Rio Grande do Sul, Juan Carrau-Bonomi tomou a decisão de destrinchar a produção de uvas sem herbicidas e fungicidas em seus vinhedos na fronteira com o Uruguai na década de 90. Professor de biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul (UCS), ele reconhece que ainda é preciso avançar em pesquisas:

— Há uma tendência internacional irrevogável. Em termos de saúde preventiva, a alimentação orgânica deveria ser compulsória.

O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) não tem estatísticas sobre o cultivo de uvas orgânicas no Brasil — muito menos números precisos sobre quantas garrafas de vinho orgânico brasileiro são colocadas no mercado a cada ano. Figurando entre os maiores produtores do gênero, a Cooperativa Vinícola Garibaldi, da Serra Gaúcha, deve produzir neste ano 80 mil garrafas do Da Casa, um orgânico de mesa. Gerente de uma importadora com distribuição para todo o país, Fernando Quimbay atesta a tendência de crescimento. Ele afirma que cerca de 5% dos clientes buscam o produto nas prateleiras. São 2 mil garrafas de importados vendidas por mês:

— Houve algum preconceito. O consumidor pensava que, para a bebida ser de qualidade, precisava de algum produto que o vinho orgânico não tinha. Essa é uma ideia que vem diminuindo muito.

Para reduzir o impacto

Confira algumas ações de vinícolas para reduzir o impacto ambiental da produção do vinho, orgânico ou não:

ECOGARRAFAS

Vinícolas têm optado pelo uso de garrafas mais leves, que usam menos matéria-prima na fabricação. Em algumas embalagens de vidro da Miolo Wine Group, a redução de peso chega a quase 30%. Isso resulta em uma menor emissão de CO2 durante o transporte.

MATERIAIS RECICLÁVEIS

Uso de materiais recicláveis em embalagens, como nos rótulos dos vinhos.

TRATAMENTO DE RESÍDUOS

Em 2009, a Miolo reciclou 38 toneladas de lixo. No ano passado, a empresa enviou 2,9 mil quilos de resíduos para serem transformados em papel.

MENOS ÁGUA

De 2008 para 2009, a Miolo reduziu o consumo de água em 24%. Em 2010, a queda foi de 11%.

TRATAMENTO DE EFLUENTES

Tratamento de toda a água usada nos processos de vinificação em estações de tratamento, onde é submetida a processo físico-químico para ser lançada ao ambiente.

O que é o que

ORGÂNICOS

São obtidos a partir de uvas cultivadas sem o uso de pesticidas, herbicidas ou fungicidas. A premissa é de que não podem haver produtos químicos sintéticos para prevenir ataques de pragas ou aumentar a produtividade dos parreirais.

BIODINÂMICOS

Produzidos a partir de conceitos filosóficos de Rudolf Steiner, obedecem regras da agricultura biodinâmica, como práticas de conservação do solo e uso de preparados homeopáticos para qualificar o ambiente.

VEGANOS

Nenhum derivado animal pode ser utilizado no processo de produção, como a vesícula de peixe ou a clara de ovo, usados nos processos de clarificação da bebida.

NATURAIS

Produzidos com o mínimo de interferência humana. As uvas devem ser cultivadas com práticas ecologicamente corretas, colhidas à mão, e pouco (ou nenhum) aditivo pode ser utilizado.

Jefferson Botega / Agencia RBS

Cresce o consumo de vinho orgânico no país
Foto:  Jefferson Botega  /  Agencia RBS


Notícias Relacionadas

hmin
Mercado é gigante para o suco orgânico
hmin
Orgânico não é unanimidade entre sommeliers
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.