Mudanças Climáticas | 10/07/2011 09h10min
Políticos conseguem mais votos ao assumir uma posição verde sobre a mudança climática — reconhecendo a existência do aquecimento global , admitindo que o homem é pelo menos parcialmente culpado e defendendo a necessidade de ação. É o que mostra um estudo divulgado por pesquisadores da Universidade de Stanford.
Siga o @zhnossomundo no Twitter
Entre os eleitores do Partido Democrata e independentes, um candidato hipotético ao Senado americano ganhou votos por fazer uma declaração verde sobre a mudança climática. O mesmo candidato perdeu votos ao fazer uma declaração não verde expressando ceticismo — sobre o aquecimento global — em comparação a não abordar a questão. Entre os eleitores republicanos, o candidato hipotético não ganhou nem perdeu votos por tomar qualquer posição.
Os resultados sugerem que os candidatos de qualquer partido podem ganhar os votos dos democratas e independentes, sem perder votos republicanos, disse o autor Jon Krosnick, professor de comunicação e de ciência política e membro do Woods Institute for the Environment.
- Estes resultados são poderosos porque sugerem o que podem ser estratégias claramente vencedoras para os concorrentes a um cargo - disse Krosnick, que vem realizando pesquisas nacionais de opinião pública sobre a mudança do clima há mais de uma década.
Uma questão política como a das alterações climáticas normalmente não costuma influenciar o voto de todos os cidadãos. Apenas as pessoas que prestam muita atenção ao problema e o consideram como de extrema importância são suscetíveis a basear seus votos nele. Dos 38 milhões de americanos que se enquadram nessa categoria, a maioria assume um ponto de vista verde sobre o aquecimento — eles acreditam que a temperatura média tem aumentado e que as atividades humanas são, pelo menos, parte da causa. Eles também entendem que a ação governamental é necessária para mitigar os efeitos.
O novo estudo foi baseado em uma pesquisa telefônica nacional realizada entre adultos americanos e pesquisas telefônicas realizadas nos Estados da Flórida, Maine e Massachusetts.
Os entrevistadores liam diferentes citações de um candidato ao Senado sobre o aquecimento global para os entrevistados.
- Alguns inquiridos ouviram o candidato não dizer nada sobre o clima. Outros entrevistados ouviram o candidato tomar uma posição verde sobre o clima . E, na pesquisa nacional, alguns inquiridos ouviram o candidato tomar uma posição não verde sobre o clima - disse Krosnick.
Os entrevistados também ouviram o candidato tomar posições sobre uma série de outras questões além da mudança climática.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.