Ambiente | 22/05/2011 15h10min
Siga o @zhnossomundo no Twitter
Gerar ações de cunho sustentável, mapear possíveis nichos para novas condutas ambientais nas atividades realizadas na PUCRS e estimular pesquisas que incentivem a sustentabilidade são alguns dos objetivos do Comitê de Gestão Ambiental da Universidade (CGA). O grupo, ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), envolve professores e pesquisadores de diversas áreas e funcionários.
O CGA busca contribuir para a educação ambiental e envolver toda a comunidade acadêmica. A ideia é disseminar tecnologias que diminuam os impactos ambientais e melhorar os procedimentos para a prevenção e redução de eventuais efeitos nocivos ao ambiente.
A coordenadora do CGA, Rosane Souza da Silva, lembra que há na instituição gasto de energia, grande circulação de pessoas e veículos, descarte de resíduos, manutenção de edificações antigas e construção de outras novas.
— Tudo isso pode impactar o ambiente. Pretendemos tornar a PUCRS mais verde e melhorar o impacto da operacionalização do campus, e, assim, o desempenho ambiental da universidade — explica.
Além disso, o CGA prevê o apoio à pesquisa científica sustentável por meio da criação de um edital para a concessão de bolsas para estudantes nessa área. O comitê agendará visitas com os diretores das unidades universitárias para propor parcerias que busquem a sustentabilidade ambiental.
A equipe surgiu em 2008, ainda como grupo de trabalho. Em 2010 foi estruturado a como comitê, criando a Política Ambiental da Instituição e ampliando as ações ambientais.
Curta o Nosso Mundo no Facebook
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.