| 13/05/2011 14h39min
Viajar para fora do país e conhecer novos povos e culturas: o intercâmbio é uma das opções para quem quer sair por aí e se aventurar na língua, aprender sobre o costume local e aumentar a rede de contatos. Afinal, amigos do mundo inteiro não vão faltar!
A farmacêutica Francine Meire já pôde aproveitar essa experiência, e pra ela, foi única. “Fui para o Canadá em julho de 2007 pra estudar inglês, e as lembranças são as melhores possíveis. Você está imerso numa cultura diferente, conhece pessoas de todos os cantos, e aprende bem a entonação e a espontaneidade com que eles falam. Eu super indico!”.
E pra facilitar a sua vida, fizemos um passo a passo do intercâmbio, ou seja, dicas importantes pra você que quer deixar as terras tupiniquins por um tempo, mas não sabe por onde começar. As dicas são da gerente da World Study - Intercâmbio Cultural Lívia Marinelli. Segundo ela, a agência sempre dá uma mãozinha pra escolher o melhor destino, mas uma pesquisa básica na internet é fundamental.
>> Como se tornar um Au Pair
Então, vamos lá!
1º: Decida o país de destino;
2º: É preciso saber qual é a qualidade do idioma que você vai praticar lá fora. “Aqui a gente sempre faz um teste de nivelamento pra identificar se o aluno ou interessado no intercâmbio consegue se virar com a bagagem que já tem ou precisa de aperfeiçoamento”.
3º: Depois de escolhido o país, são passadas as informações sobre os documentos necessários, lista de vacinas, exames médicos que devem ser feitos e testes sobre o idioma.
>> Escolas de intercâmbio em Curitiba
4º: Feito isso, o intercambista vai receber algumas orientações sobre a cultura do país, as dificuldades que poderão ser encontradas com a língua, as diferenças culturais, entre outros.
5º: Próximo passo: verificar passagens aéreas, seguro-saúde e pré-embarque.
6º: Agora é só arrumar as malas e ficar na contagem regressiva. Em breve você vai partir!
Lívia também falou sobre como o intercambista pode retirar dinheiro lá fora. “Quando a gente explica sobre a passagem aérea, também explicamos sobre o Visa Travel Money, que é um cartão pré-pago e usado em todo o mundo. O cartão também pode ser recarregado de qualquer lugar e a qualquer hora.
Pelo escritório de Curitiba viajam, por ano, cerca de 400 pessoas para fazer intercâmbio, informa a gerente. O destino mais procurado ainda continua sendo os Estados Unidos, seguido de Canadá e depois, destinos variados da Europa (destaque para Inglaterra e Irlanda.
O preço médio de um programa de seis meses para o EUA sai por volta de US$ 7.200, no formato high school (para jovens de 15 aos 18 anos, com ensino médio incluso, seguro saúde e acomodação). Para um ano, o valor gira em torno de US$ 8.200 (nesses valores não estão inclusas as passagens aéreas).
E você, já fez intercâmbio? Como foi? Clique aqui e deixe seu comentário!***
HAGAH PR
A farmacêutica Francine Meire (a segunda, da esquerda para a direita) foi estudar inglês no Canadá em 2007. Segundo ela, a experiência foi inesquecível!
Foto:
Divulgação
/
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.