Saúde | 20/04/2011 12h10min
Algumas pessoas preferem preparar a maionese em casa a comprá-la pronta. Mas pouca gente sabe a diferença entre a versão caseira ou oferecida nas lanchonetes especializadas em hambúrgueres e a industrializada, que é muito mais segura para consumo e mais saudável do ponto de vista nutricional.
A maionese caseira utiliza ovos crus na receita e seu manuseio é feito em ambiente mais precário do que o industrial, deixando-a na mira de contaminação pela bactéria salmonella que causa graves doenças gastrintestinais, principalmente no verão. Em contrapartida, a maionese industrializada passa por rigorosos processos de vistoria antes de chegar ao consumidor final, afastando riscos de intoxicação. Além disso, depois de aberta, a maionese industrializada permanece consumível por 30 dias sob refrigeração, enquanto a caseira deve ser usada em poucos dias.
Nutricionalmente, a versão feita em casa também perde para a maionese industrializada.
— O preparo doméstico tem altos índices de colesterol, gorduras e calorias, pois leva muito ovo e óleo na receita. Graças à tecnologia, a indústria conseguiu reduzir esses itens na fórmula do produto que é vendido pronto — compara o endocrinologista Alfredo Halpern, autor do livro "A nova dieta dos pontos".
Enquanto uma colher de sopa (12 g) de maionese industrializada regular tem 40 kcal, a mesma colher da maionese caseira tem quase o dobro, 76 kcal. Na versão light vendida no supermercado, são 29kcal por porção. Os níveis de gordura saturada também são díspares: na mesma colher de sopa (12g), a maionese industrializada traz 0,6g contra 1,3g na de preparo caseiro, ou seja, uma diferença de 54% a mais de gordura. Em relação ao colesterol, a caseira tem 31g na porção e a industrializada apresenta apenas 2.2g, 98% a menos do que um ovo. Para se ter uma ideia, o colesterol presente em um ovo é equivalente a cinco potes de maionese.
— A maionese industrializada possui gorduras de boa qualidade. Nela predomina a gordura poliinsaturada, que auxilia na redução do colesterol ruim e é fonte de ômegas 3 e 6, indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Sem falar na questão da praticidade: a maionese industrializada está pronta para o consumo e também oferece mais sabor aos pratos — lembra o endocrinologista.
Confira os valores por uma colher de sopa (12 g) e compare:
Maionese industrializada
:: Energia: 40 kcal
:: Gordura total: 4,0 g
:: Gordura trans: 0
:: Colesterol: 2,2
Maionese caseira
:: Energia: 76 kcal
:: Gordura total: 8,2 g
:: Gordura trans: 0,5
:: Colesterol: 31,0
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.