Arquitetura | 18/04/2011 08h30min
Nova York, EUA
— Reconhecida por suas iniciativas inovadoras, a empresa americana LOT-EK tem uma série de projetos feitos a partir de contêineres antigos. Um dos que mais chamam a atenção é o Container Mall, shopping com nove andares estruturado com blocos de antigos contêineres empilhados. Na foto.
— Marselha, França
No Sul da França, a ideia é usar os contêineres como base para casas. No blog estaqueconteneur.over-blog.fr, é possível acompanhar a saga de um casal que decidiu construir sua casa com contêineres. Cada passo da obra, instalada em uma área íngreme, próxima ao porto, é discutido no site. O isolamento térmico, a entrada da luz e as vantagens ambientais de se usar os blocos estão descritos em cada post. O resultado final é uma bela e confortável residência.
— Amsterdã, Holanda
Referência quando se fala em transformação de contêineres, o projeto elaborado Tempo Housing é ousado em inovador. Uma grande casa de estudante, que abriga mais de mil alunos em pequenos apartamentos-contêineres que prometem ser confortáveis, ensolarados e pouco barulhentos. O projeto começou a ser montado no final de 2005, com apenas 60 dormitórios, e finalizado no meio de 2006. Além do preço do aluguel ser mais barato do que os apartamentos convencionais, o condomínio, que fica há cerca de quatro quilômetros do centro de Amsterdã, tem área de lazer e bicicletário.
— São Paulo, Brasil
O grande desejo do escritório paulista Rocco, Vidal + arquitetos foi transformar os blocos usados para o transporte naval em um moderno escritório. Exposto na Casa Cor São Paulo 2009, o Contêiner Officeo pretendia abrigar profissionais em uma área interna bem decorada. Com três contêineres, a principal ideia era mesmo reunir o rústico com o sofisticado. Além disso, a transformação da equipe dos arquitetos Luiz Fernando Rocco e Fernando Vidal privilegiou a iluminação natural.
NOSSO MUNDO SUSTENTÁVELGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.