Ambiente | 13/04/2011 13h05min
Depois do agronegócio e do setor energético, agora é a vez da indústria elaborar metas para a Política Nacional de Mudança do Clima. Empresários se reuniram nesta quarta, dia 13, em Brasília com representantes do governo para dar início ao planejamento.
Até dezembro, a indústria deve dizer ao governo como vai colaborar para a redução de gases de efeito estufa. A meta brasileira é emitir uma quantidade 38% menor de poluentes até 2020. Para isso, é preciso envolver todos os setores da economia. Cerca de R$ 230 milhões já estão disponíveis para financiar as transformações, através do Fundo Clima, administrado pelo Ministério do Meio Ambiente. Um dos exemplos pode sair da indústria de transportes.
— O Brasil hoje é conhecido no mundo inteiro pela sua produção de etanol e sua matriz de combustível que começa a ficar limpa, verde, equilibrada. Quantos ônibus a etanol você já viu no Brasil? Então nós vamos tentar fomentar a fabricação e a incorporação desses ônibus no nosso transporte urbano — explica Eduardo Assad, secretário de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente.
A Confederação Nacional da Indústria já elaborou um guia com dicas para a adaptação das empresas.
— A meta existe e ela só é viável se a indústria contribuir para esse sucesso — afirma Mônica Guimarães, diretora de Relações Institucionais da CNI.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.