Inovação | 11/04/2011 08h20min
Inconformado com a falta de alimentos para os alunos do Ensino Médio em sua escola, o então adolescente Jarbas Batista Araújo, hoje com 20 anos, dedicou seu último ano no colégio para desenvolver o modelo de fogão que funciona com energia solar. Com a ajuda do professor de química João Batista, o protótipo se tornou realidade com custo inferior ao dos modelos convencionais. Essa foi a ideia que rendeu ao menino natural de Caicó, no interior do Rio Grande do Norte, o segundo lugar no Prêmio Jovem Cientista em 2006. Quatro anos depois, seu projeto Fogão Solar: Uma Alternativa para Sustentabilidade da Biodiversidade continua rendendo bons frutos.
Como fazer um fogão solar
Economizar dinheiro todo mundo quer. Se der para preservar a natureza ao mesmo tempo, melhor ainda.
Ensinamos a fazer um fogão que funciona empregando o mesmo processo do efeito estufa. A criação já está presente em diversas casas do nordeste brasileiro, especialmente por sua simplicidade. O fogão é feito com poucos materiais — como
caixa de papelão, papel alumínio, um pedaço de metal e outro de vidro — e custa cerca de R$ 30.
Embora demore três vezes mais para os alimentos ficarem prontos, o investimento compensa — além de barato, ajuda a poupar o dinheiro que seria gasto com gás. Além disso, como o fogão não atinge altas temperaturas, as refeições não queimam. Tudo isso sem poluir o ar.
NOSSO MUNDO SUSTENTÁVEL
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.