| 27/01/2011 10h42min
O mercado brasileiro voltado para praticantes de exercícios físicos sofreu uma súbita invasão de diferentes marcas fornecedoras de bebidas energéticas. Nas casas especializadas, já é possível encontrar dezenas de marcas à disposição dos clientes, que também se multiplicaram com a expansão da oferta e com o apelo publicitário em torno desses produtos. Segundo o endocrinologista e fisiologista do exercício Mohamad Barakat, realmente, os energéticos são eficazes e podem trazer diversos benefícios ao organismo, desde que sejam observados alguns cuidados.
>>Suplementos alimentares em Curitiba
— Por serem a base de cafeína, esses produtos acabam aumentando a temperatura corporal e aceleram a queima de gordura durante a prática de exercícios físicos, colaborando para se atingir melhores resultados — explica.
Conforme o especialista, as bebidas energéticas têm cafeína equivalente a duas xícaras de café em sua composição. Além disso, elas contam com um aminoácido chamado taurina, que, assim como a cafeína, tem a capacidade de potencializar o efeito estimulante sentido pelos consumidores do produto.
— Alguns energéticos ainda contêm uma dose razoável de carboidratos e vitaminas do complexo B, que aceleram o metabolismo — revela.
>>Café a bebida do verão
Barakat diz que não há problema em usar o produto diariamente. O médico explica que, no entanto, para que o organismo possa processar adequadamente todos os nutrientes e não se sature, há uma dica imprescindível.
— Deve-se consumir até duas doses da bebida ao dia, desde que se respeite um intervalo de seis horas entre cada consumo — afirma o especialista.
Mohamad revela que prática tênis e admite usar energéticos quase diariamente para suportar a rotina de treinos e consultas. O produto pelo qual optou é vendido em doses de 60 ml, sem açúcar e sem necessidade de refrigeração, podendo ser ingerido à temperatura ambiente.
>>Academias em Curitiba
Complementos
A desinformação sobre o produto, no entanto, vem fazendo com que muitos consumidores façam um uso equivocado da bebida. Segundo a tutora do Portal Educação, Bruna Moraes, os energéticos vêm sendo usados de forma equivocada por essas pessoas.
— Para a prática de exercícios físicos, usar somente o estimulante e achar que ele vai dar conta do recado é um equívoco — completa a profissional de educação Física.
De acordo com Bruna, para entrar em forma, o corpo precisa de hidratação e de boas fonte de energia.
>>Personal Trainer em Curitiba
— Os exercícios físicos e os energéticos têm seus princípios benéficos potencializados com o auxílio de alimentos ricos em carboidratos e proteínas, presentes nas carnes, por exemplo — destaca.
Restrições
Especialistas, são unânimes, no entanto, em afirmar que existem restrições ao uso do energético. Segundo o cardiologista e especialista em medicina do esporte José Kawazoe Lazzoli, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, há determinados grupos que não podem ter acesso a esse tipo de produto.
— Quem tem insônia devem evitar, pois o efeito estimulante da bebida irá afetar a qualidade do sono desse paciente. Além disso, hipertensos e cardiopatas devem tomar cuidado pois o produto pode atuar no aumento da pressão arterial — alerta.
O cuidado também deve ser estender para quem tem irritação no aparelho digestivo, que é causada pela cafeína, abundante na bebida.
— Quem sofre de refluxo e gastrite não pode consumir — diz Lazzoli.
>>O que você acha destes tratamentos?
:: Benefícios
— aumento da temperatura corporal e queima de gordura: os nutrientes que compõem essas bebidas são eficazes para deixar o corpo dos praticantes de exercícios físicos em forma;
>>Farmácias de manipulação
— cafeína: tem função estimulante e ajudam a enfrentar a maratona exaustiva do dia a dia;
— taurina: potencializa o efeito estimulante da cafeína;
— carboidratos e vitaminas do complexo B: aceleram o metabolismo.
:: Potencializando resultados
— consuma, no máximo, duas doses da bebida por dia;
— dê um intervalo mínimo de seis horas entre o consumo da bebida;
— prática de exercícios físicos: potencializam a absorção dos nutrientes;
— alimentação balanceada: proporciona ao organismo os elementos necessários para absorver os nutrientes dos energéticos.
:: Quem não deve consumir
— pessoas que têm insônia;
— hipertensos;
— cardiopatas;
— quem sofre com irritações no aparelho digestivo (refluxo e gastrite).
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.