| 12/01/2011 13h33min
Higiene e limpeza adequadas são fundamentais neste tipo de estabelecimento para que seja evitada qualquer tipo de contaminação. Segundo Jane Batista, responsável pela limpeza dos quartos do Motel Celebrity, um simples deslize no processo de higienização coloca a saúde do cliente em risco pois abre portas para as chances de contaminação. "É necessário ter um cuidado extremo com lençóis, toalhas, banheira e piscina, pois são os grandes focos de contaminação. Toalhas e lençóis devem ser brancos e sem nenhuma mancha, de preferência esterilizados e embalados individualmente", alerta Jane.
Procedimentos corretos
O diretor de marketing do grupo Celebrity, Augusto Santana, explica que após a saída do cliente, a suíte é toda esterilizada com produto especial da Ecolab (líder mundial no desenvolvimento de produtos e serviços de alta qualidade em higiene, segurança dos alimentos e proteção à saúde para os mercados de hospitalidade, industrial e institucional). Piscina, hidromassagem e sauna também passam por um longo processo de purificação e controle diário com produtos de altíssima qualidade.
>>Higiene e Manutenção em Curitiba
O arquiteto responsável pelo projeto das suítes do Motel Celebrity, Gastão Lima, conta que a arquitetura de interiores influencia muito nas condições de limpeza e higiene dos ambientes. "Lugares como motéis e hospitais por exemplo, pedem facilidade de limpeza acima de tudo", afirma Gastão Lima.
Lavanderia industrial
O grupo Celebrity possui uma lavanderia própria, usada tanto para o próprio Celebrity quanto para o Mystik, motel vizinho e pertencente à mesma rede. O comando desta lavanderia fica a cargo da Ecolab Química Ltda. Nela, antes de qualquer procedimento, as peças são separadas por nível de sujidade. De acordo com o gerente da Ecolab, Francisco Neto, a lavanderia dos motéis Mystik e Celebrity é muito diferente de uma lavanderia doméstica, uma vez que possui máquinas profissionais e modernas 100% automatizadas e tem registro da vigilância sanitária. Neste tipo de lavanderia os funcionários tem o mínimo de contato possível com as roupas, o que evita acidentes e problemas de contaminação interna.
Na hora de separar as peças, os funcionários usam EPI - Equipamentos de Proteção Individual, como luvas, botas, toucas, óculos e avental e colocam as roupas em uma máquina de lavar que desinfeta, centrifuga e faz o amaciamento. Em seguida, passam pelo aparelho de dosagem, que vai informar que produto está faltando para completar a operação. Depois as roupas vão para uma secadora e após para a calandra, equipamento próprio de lavanderias industriais que passa o enxoval. Os processos e máquinas são diferentes para lençóis, toalhas e cobertas.
>>Você se preocupa com a limpeza dos motéis?
Cuidado redobrado na cozinha
A preocupação com o enxoval se estende também a cozinha. Os motéis Celebrity e Mystik possuem uma cozinha nos moldes de uma cozinha industrial, equipada com sistema de exaustão de gases, vedada com portas de vidro e telas nas janelas.
A louça usada pelos hóspedes, primeiramente é passada na água quente, depois por dois processos de lavagem na máquina de lavar e para completar a operação, as recebem aplicação de álcool, para garantir higiene total e nenhum risco de contaminação. Segundo a responsável pela cozinha dos motéis, Sibele Coelho, todos os alimentos são guardados em uma câmara fria para que se garanta a conservação. "Todo mês recebemos treinamento sobre higienização e um monitoramento de nutricionista, que verifica a qualidade dos alimentos e se o pessoal da cozinha está seguindo todas as recomendações, desde as mais básicas como o uso de luvas, toucas e avental", finaliza Sibele.
Fonte: Ruy Barrozo Comunicação
Tweet
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.