| 05/11/2010 17h38min
O número de pessoas queimadas por fogos de artifício cresce considerávelmente no final do ano. Porém, os riscos não são apenas de queimaduras: pode ocorrer laceração e mutilação dos dedos, mãos e rosto. Para a sua festa de final de ano não terminar mal, aprenda como se prevenir dos acidentes, e boas festas!
Os fogos de artifícios são separados pelas seguintes categorias:
A) Fogos sem estampidos, somente de efeitos visuais, tais como fósforo de cor,
velas, estrela de ouro, pistolas em cores, bastões e similares e estalos de salão. São os artigos de menores riscos para os usuários.
B) Fogos de estampidos e assobios, que contém no máximo 0,25 gramas de pólvora explosiva em cada bomba, e de efeitos visuais tais como girândolas, pistolas de cores, vulcões e artigos giratórios em geral.
C) Artigos explosivos (permitidos apenas para maiores de 18 anos), contendo mais de 0,25 gramas e o máximo 6,0 gramas de pólvora em cada bomba. Pode ser em tubo de papelão ou metal, de cores ou fantasia e chegar até 3 polegadas. Há também os fogos de estampidos e assobios que são fixados no solo.
D) Fogos de quaisquer formas de uso com mais de 6,0 gramas de pólvora; Fogos de cores ou assobios, cujo calibre das bombas sejam superiores a 3 polegadas; Salvas de tiro, usadas em festividades, cujas bombas contenham cada uma mais de 6,0 gramas de pólvora; Peças pirotécnicas, presas em armações especiais. Os fogos desta categoria devem ser manuseados por profissionais.
Pessoas alcoolizadas e o desrespeito as normas de seguranças – descritas nas embalagens, são os maiores causadores dos acidentes. Também é importante averiguar se a loja que você está comprando os fogos é autorizada, além de é claro deixar somente os adultos manusearem o produto.
Veja também:
:: Bebidas em Curitiba
Dicas para evitar acidentes:
- Sempre siga as instruções das embalagens dos fogos e siga a faixa estária de manuseio de cada um
- Solte fogos apenas em lugares abertos
- Nunca libere fogos na direção de outras pessoas
- Nunca manuseie fogos depois da ingestão de bebidas alcoólicas
- Crianças não devem soltar fogos. E sempre devem estar por um adulto, para uso das “bombinhas” que são permitidas para sua idade
- Nunca transporte fogos ou bombinhas junto ao corpo
- Não tente reaproveitar os fogos que não estourarem. Caso isto ocorra, molhe o pavio para evitar acidentes e procure o comerciante que te vendeu o produto para exigir a troca.
- Não acenda fogos perto do rosto
- Caso queira guardar o artefato em casa, mantenha-o longe das crianças, em local seco e longe de fogões, isqueiros e pessoas fumantes.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.