Notícias

 | 13/10/2010 09h27min

Bebês fazem teste de audição ao nascer

O objetivo do exame é difundir o diagnóstico precoce da deficiência auditiva

Atualizada em 17/02/2012 às 14h13min

A verificação da saúde auditiva dos recém-nascidos já faz parte da rotina das seis maternidades integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba. Agora, antes de sair dos hospitais com suas mães, esses bebês também passam por uma triagem que indica se estão ouvindo bem. Em caso negativo, são encaminhados para novos testes e, quando necessário, a sessões de reabilitação e até cirurgia.

» Dente de leite: Especialista dá dicas de como manter a higiene bucal das crianças

Segundo a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, o objetivo do exame é difundir o diagnóstico precoce da deficiência auditiva, que de acordo com estudos internacionais afeta de um a três em cada mil recém-nascidos. As chances de ter problemas auditivos aumentam em bebês de risco. São fatores de risco para deficiência auditiva neonatal o baixo peso ao nascer, hereditariedade e o alcoolismo materno, entre outros.

Triagem
Têm exame assegurado quem nasce nos hospitais de Clínicas, Bairro Novo, Trabalhador, Evangélico, Mater Dei e Vítor do Amaral. Os bebês são avaliados a partir de 36 horas de vida, tempo suficiente para que o líquido normalmente alojado no ouvido em decorrência do nascimento não interfira no resultado do exame.


(Foto: Cesar Brustolin/SMCS)

Os bebês são testados por meio de uma estrutura macia, adaptada ao desenho do ouvido e protegida por uma superfície descartável, acoplada a um aparelho que identifica se o estímulo sonoro emitido é percebido pelo ouvido. Ao final do exame, esse aparelho emite um laudo, que é anexado à Caderneta de Saúde da Criança.

» Saiba o que fazer quando a criança engole objetos pequenos

Os bebês que apresentam alterações são submetidos a nova triagem em até 30 dias. Se a falha se repetir, a criança é encaminhada para novas avaliações no serviço de otorrinolaringologia da Universidade Tuiuti, parceira da Secretaria Municipal da Saúde.

Além dos testes, esse serviço oferece tratamento, que deve se iniciar antes do sexto mês de vida. Crianças com perdas auditivas severas e profundas têm acesso garantido a um procedimento denominado implante coclear, feito nos hospitais de Clínicas e Pequeno Príncipe.

(Fonte: Prefeitura de Curitiba)


Compartilhar

HAGAH PR
Cesar Brustolin/SMCS Foto / 

Em Curitiba, são seis maternidades ligadas ao SUS que fazem o exame
Foto:  Cesar Brustolin/SMCS Foto


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

23/06/2010 11h19min
Exercícios físicos durante a gestação
18/06/2010 10h06min
Excesso de peso e tabagismo dificultam a gravidez
09/06/2010 17h27min
Bebês que recebem massagem são mais sadios
09/06/2010 16h44min
Como tratar a obesidade infantil
05/05/2010 16h43min
Anemia e gestação podem representar combinação fatal
05/05/2010 11h09min
Exame na gestação permite saber o sexo do bebê com oito semanas
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.