| 05/07/2010 17h53min
O Brasil sediará a próxima Copa do Mundo daqui a quatro anos mas já está atrasado em relação às iniciativas de capacitação de profissionais que estarão envolvidos no evento.
>> Você acha que o Brasil terá infraestrutura para receber a Copa de 2014?
De acordo com estimativas da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional), o Mundial de futebol no país demandará cerca de 3,4 milhões de pessoas aptas a desempenhar atividades relacionadas à competição. E segundo avaliação do Ministério do Trabalho com base nos dados do IBGE e IPEA, faltarão 300 mil profissionais para atender toda a demanda.
Entre as áreas apontadas pela instituição não-governamental que mais necessitam melhoras na capacidade dos profissionais estão estão administração com foco em gestão no esporte, turismo de negócios, direito internacional e fisioterapia esportiva. “É preciso haver uma mobilização nacional e iniciativa das associações ligadas ao governo para que o Brasil esteja habilitado a abrigar um evento como a Copa do Mundo”, diz Leyla Nascimento, presidente da ABRH-Nacional. Segundo ela, outra questão que necessita de atenção no país é em relação aos idiomas falados pelas pessoas que estarão envolvidas na competição. “Devido ao grande número de turistas que o país receberá em2014, estima-se que 200 mil profissionais tenham de dominar mais de uma língua nas grandes cidades”, aponta a presidente da instituição.
Contra o relógio
Apesar do próximo Mundial ocorrer só daqui a quatro anos, as iniciativas voltadas para a capacitação dos profissionais para o evento já deveriam ter começado. “Há tempo hábil para realizar os trabalhos até 2014 sim, mas precisa ser articulado o mais rápido possível”, avalia Leyla.
Fonte: Brasil Econômico
segundo avaliação do Ministério do Trabalho com base nos dados do IBGE e IPEA, faltarão 300 mil profissionais para atender toda a demanda
Foto:
André Ávila, Divulgação
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.