| 30/06/2010 11h06min
Mudar de profissão, de cidade ou mesmo de emprego exige muitas reflexões por parte do profissional. Isso porque, além da questão financeira, é preciso levar em conta muitas variáveis que definem se a mudança vale a pena ou não. Como esta decisão reflete diretamente em diversos outros setores da vida, é importante analisar e ouvir a opinião de um profissional em gestão de carreiras.
Para Carlos Contar, diretor da Business Partner há fatores como situação familiar, visibilidade de carreira na cidade e na empresa, que fazem a diferença no sucesso profissional. Há também setores e profissões mais passíveis de mudança, seja por suas características ou pelo momento econômico do país. “As movimentações para outras praças de trabalho são mais freqüentes em posições de áreas comerciais, novos negócios e marketing”.
O perfil da região ou estado ao qual se visa a mudança também deve ser analisado. Segundo estudo da Business Partner, algumas atividades caracterizam mais uma região do que outra. “No Rio de Janeiro, por exemplo, o segmento de óleo e gás é muito forte. Na Região Sul temos a indústria como forte base, em Minas Gerais, o segmento de mineração é uma característica. Sendo assim, nestas regiões, temos um foco mais voltado para profissionais com formação em engenharia e com foco em projetos e infra-estrutura. No Norte/Nordeste, há uma grande necessidade de profissionais mais operacionais e na área de serviços/turismo. Já São Paulo, pelo tamanho do mercado, absorve todas as especialidades", explica.
Além da empresa e a cidade, outro quesito importante de análise é o momento na vida pessoal do profissional. Relacionamentos, família e estabilidade financeira contribuem ou podem prejudicar uma possível mudança.
Para Carlos Contar, “O bom executivo tem que ter disponibilidade para mudança, pois cada vez mais as empresas estão expandindo suas operações dadas as condições mercadológicas, fiscais, de logística, entre outros fatores.” O consultor ressalta que a adaptação do profissional é uma preocupação recíproca. “Do lado da empresa, existe sempre o desafio de desenvolver um ambiente propício em termos de condições de mudança, remuneração e socialização do profissional. Estes cuidados refletem diretamente na obtenção dos resultados desejados pelo profissional e pela empresa”.
Para quem tem planos ou uma proposta que envolva grandes mudanças, Carlos Contar aconselha “Analise todos os certames envolvidos – salário, ascensão, família, amigos, projetos futuros – antes de decidir. O ideal é buscar a ajuda de um consultor profissional para intermediar esta mudança. Por sua experiência, ele saberá analisar caso a caso e apresentar os riscos e benéficos da situação.”
Fonte: Comunicare Soluções Integradas de Comunicação
O ideal é buscar a ajuda de um consultor profissional para intermediar esta mudança
Foto:
Divulgação, hagah
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.