| 21/06/2010 11h30min
Na hora de comprar um aquecedor, alguns fatores devem ser levados em conta para que o aparelho não fique sobrecarregado e não cause riscos à rede elétrica da casa nem aos habitantes dela. A primeira dica é escolher aparelhos de potências condizentes com tamanho do ambiente - as fabricantes costumam indicar, no rótulo, a relação entre potência do equipamento e área do local em que será usado.
Você deixa a sua casa aquecida e segura ao mesmo tempo?
Também é importante observar outros fatores: por exemplo, quanto mais janelas no lugar, mais potente deverá ser o aparelho. Espaços com piso frio costumam ser mais úmidos e necessitam de modelos com potência maior, enquanto os revestidos de carpete, naturalmente mais quentes, aceitam aquecedores mais fracos.
CERTO: reserve uma tomada exclusiva para o aquecedor
A rede elétrica deve estar preparada. A recomendação é checar as indicações das fabricantes quanto à capacidade dos disjuntores, e reservar uma tomada exclusiva para o aquecedor. Esses equipamentos têm consumo alto de energia, e ligá-los em extensões pode sobrecarregar a rede e até causar um curto circuito, por exemplo.
ERRADO: extensões, nem pensar
O alerta vai para os pais que têm aquecedores de resistência incandescente: apesar das medidas de segurança que vêm sendo implementadas por fabricantes, como grades de proteção, os aparelhos devem ser mantidos longe dos pequenos, para evitar queimaduras. Também é importante realizar limpeza e manutenção na periodicidade indicada no manual. No caso dos modelos a gás, os conselhos são cautela na instalação e, durante o uso, manter o ambiente ventilado, por causa da combustão do gás carbônico.
Manter a ventilação, aliás, é uma recomendação que serve para todos os tipos de aquecedor, já que ao esquentarem o ambiente, tornam-no também mais seco. A renovação do ar ajuda a manter a umidade. Além das janelas abertas, pode-se deixar uma bacia com água no local. Outra opção é usar um umidificador no mesmo local - alguns aquecedores têm essa função embutida.
PENSE IMÓVEISGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.