| 01/06/2010 13h01min
Se você já tem o hábito de preservar o meio ambinete no sei dia-dia, por que não preservá-lo também durante uma grande comemoração? É possível fazer um festão sem prejudicar o meio ambiente! Confira algumas dicas e inspire também os seus convidados a cuidar do planeta.
Você pensa no meio ambiente na hora de fazer uma festa?
Comece pelo convite, opte por um papel reciclado e escreva somente o necessário. Oriente os garçons a separar o lixo, coloque na cozinha lixeiras de cores diferentes para ninguém se confundir e misturar os resíduos.
Quando for escolher o local para realizar a sua festa, prefira os mais bem iluminados e que abuse das janelas (que também ajudam na ventilação e podem evitar o gasto de energia com o ar-condicionado), assim você não precisará acender muitas lâmpadas. Se você não tiver como fugir das lâmpadas, escolha as fluorecentes ou deixe o local ainda mais aconchegante distribuindo velas pelas mesas.
Na hora de montar o cardápio do seu buffet, prefira as frutas e verduras da estação,que são fresquinhas, mais saborosas e corre-se menos risco de conterem agrotóxicos.
Nas mesas abra mãos das toalhas e opte pela louça de vidro, porcelana ou alumínio, banindo o plástico do seu evento. Uma novidade que também pode compor a sua festa são os talheres, pratos e copos biodegradáveis. Quanto aos guardanapos, não é novidade que os feitos de tecidos, mesmo que precisem ser lavados, ainda é a melhor opção.
Na hora de decorar a festa evite o uso do plástico – novamente – e do isopor, que a degradação é demorada. A decoração pode ser feita com artigos artesanais e reciclados, que além de dar um toque diferenciado para a festa são bonitos e sustentáveis. Os pufes e poltronas de garrafas pet são super modernos e dão um charme ao seu evento, se você preferir pode até jogar algumas mantas e almofadas por cima.
Se você utilizar flores na decoração das mesas, prefira as que são da sua região. Assim como as frutas e verduras, com certeza, elas estarão bem mais vistosas do que as vindas de longe. Além de que optando pelas flores da sua região, você está poupando o combustível gasto para transportá-las.
Ao invés de usar o globo de luzes na pista de dança, opte pelo globo de espelhos, que dá um efeito tão legal quanto. Se a festa tiver música ao vivo evite os microfones e prefira os instrumentos elétricos, que não são plugados na tomada e não gastam luz.
Todas essas atitudes ajudam muito a preservar o meio ambiente, porém para fazer uma festa realmente livre de carbono existem as Consultorias Ambientais, que contam com profissionais especializados e que vão lhe orientar sobre cada detalhe do evento.
HAGAH PORTO ALEGREGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.