| 07/05/2010 10h50min
Uma das vegetações mais clássicas para ter em casa é a samambaia. Ideal para locais mais sombreados, os cuidados com ela devem ser atenciosos para que ela não fique murcha e feia com o passar do tempo e que mantenham o verde vivo que os amantes da natureza adoram.
Comente esta matéria!
Escolha uma samambaia (das mais comuns ou outros tipos como o chifre-de-veado) e prepare o solo do vaso. O cultivo à meia sombra é o mais indicado, por isso deixe a terra levemente úmida e com muita matéria orgânica, com composto orgânico completo formado por resíduos vegetais de poda e cascas de frutas, hortaliças, adubo animal de curral curtido, areia e terra. Lojas especializadas podem te ajudar a preparar tudo.
Cuidados com a luminosidade
A luz é importante para a fotossíntese, mas se esta luz estiver diretamente na planta ela pode – e vai – queimar as folhas. Caso o seu plano seja ter a samambaia do lado externo da sua residência prepare uma proteção com ripas, o suficiente para fazer uma sombrinha com mais de 50%. Plantar sob árvores ou em varandas também é bom para o crescimento desta planta.
Dentro de casa deixe-a bem perto de uma janela sem sol direto. Para diminuir esta intensidade coloque cortinas para barrar a entrada mais incidente de luz. Evite ventos diretos, eles também podem queimar a samambaia e dependendo da força também pode desfolhadas. No entanto o local em que a samambaia ficará precisa de bastante ar corrente para evitar fungos. Apenas cuidado com correntes muito fortes, certo?
Para regar, não encharque o solo e procure colocar água uma vez por dia e com uma quantidade bem leve. O ideal é adicionar na água algum substrato específico para evitar que as raízes fiquem danificadas, podres ou com algum tipo de fungo. No inverno evite regar com muita frequência.
Agora é só decorar a sua casa com esta planta majestosa e ganhar a admiração de seus amigos.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.