| 27/04/2010 15h10min
Um aquário na sala! Para alguns, um local para um bichinho de estimação e para outros um aparato decorativo. Já para terceiros, as duas coisas! Quer ter um desses em casa e não sabe como? O hagah ajuda você.
O primeiro passo é definir qual o tamanho do aquário, qual a decoração e como será a filtragem da água. Tudo isso depende diretamente das espécies que serão mantidas neste ambiente aquático e um especialista pode ajudar na melhor escolha. Saiba que na sua casa o local em que o aquário ficará deve ser plano, resistente e sem variações de temperartura.
Lembre-se de que no fundo do aquário ficarão a areia, as bombas de ar e os filtros, tudo escondido por pedras ornamentais não calcárias, cortiça, troncos e o que mais estiver à disposição na loja para decoração.
É preciso saber como montar tudo certinho, já que em aquários pequenos (com menos de 50 litros) fica mais complicado recriar uma boa condição biológicas. O ideal é instalar tudo perto de uma tomada e longe de janelas para evitar que a luz direta não incida sobre o mesmo.
Decoração
Falando mais detalhadamente sobre os adereços de um aquário, plantas e objetos específicos além de tentar criar o ambiente natural dos peixes podem criar esconderijos para os seres mais tímidos e para futuros filhotes. Existe um preparo no material que vai entrar no aquário, com adubo específico com medidas certas (que o instalador pdoerá te apresentar) antes de colocar todos os peixes dentro. O Ph da água deve ser mantido e é por isso que nem tudo pode ser colocado dentro do ambiente marinho.
Enchendo o aquário
Para não alterar a decoração do ambiente criado use sempre um jarro ou uma mangueira, de preferência dirigindo o jato com a própria mão em forma concha para não despejar a água sobre a areia diretamente. Se usar água de torneira o melhor é deixar ela descansando alguns dias para perder o cloro. Não coloque água até a borda e sim pelo meio antes de colocar as plantas.
Após o procedimento preencha o aquário até acima um ou dois litros de água retirada de um aquário saudável, já usada, para não perder o Ph do líquido. Caso não saiba qual seja este índice, utilize bactérias específicas para equalizar tudo.
Apetrecho
Filtros: o tempo faz com que impurezas como partículas em suspensão, fezes e urina dos peixes além de plantas mortas que ficam boiando na água, O primeiro uso de um filtro precisa ser feito com o aquário sem peixes por pelo menos uma semana. Assim os elementos acabam se assentando.
Aquecedor: a mudança muito brusca de temperatura pode afetar a saúde dos peixinhos. Um termostato pode evitar este tipo de preocupação desde que a potência de 1 watts para cada litro de água seja respeitada.
Iluminação: fundamental para a fotossíntese das plantas submersas e para deixar a aparência dos peixes mais bonita. Os modelos mais tradicionais ainda são as lâmpadas fluorescente.
Existem várias possibilidades para personalizar o seu aquário. Tenha momentos de relax em casa com o baile dos pequenos peixes.
HAGAH PR
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.