| 19/04/2010 11h25min
Nem sempre uma residência apresenta um quintal ideal para montar um jardim. Seja por espaço, seja pelo uso do espaço para garagem ou mesmo pela falta de espaço total nos apartamentos, algumas pessoas optam por colocar dentro dos cômodos elementos naturais.
Se esta é a sua situação confira as dicas para deixar tudo nas condições mais adequadas.
Sobre a luz
Cada tipo de vegetação precisa de um tipo de luz. Ao escolher o que será cultivado na parte interna da casa é bom buscar informações sobre qual é a luz mais indicada. A luz plena significa que a planta prefere a luz direta de uma janela e a luz sombreada pode ser criada na mesma janela parcialmente fechada.
Caso a orientação solicitar sombra o mais correto é deixar a planta a cerca de 2 metros de distância da janela. Algumas pedem até muita sombra, o que significa que o quanto longe da janela estiver a vegetação, melhor. Persianas metálicas ou uma cortina de trama bem fina pode ajudar a controlar esta entrada de luz e evitar possíveis mudanças de cores das folhas, como o amarelamento causado pelo sol em excesso.
Temperatura
Quase todas as plantas acabam se desenvolvendo bem quando a temperatura gira em torno dos 20º. Janelas envidraçadas deixam o ambiente mais frescos, o que é ideal para plantas de grande porte que preferem condições mais frias, como uma entrada ou mesmo um corredor.
No inverno algumas plantas precisam de cuidados redobrados, já que os requisitos de temperatura, luz e umidade são menores quando. Um paisagista pode ajudar na hora de verificar as condições que a planta irá precisar.
A água
A quantidade de água no vaso precisa manter o teor de umidade perfeito. Plantas em recipientes muito pequenos podem secar mais rápido e para evitar é necessário aguar várias vezes por dia, principalmente em vasos de cerâmica.
Os modelos de plástico não permitem que haja evaporação e desta maneira conservam o nível de umidade do solo.Cuidado ao regar as plantas, já que o excesso pode ser maléfico para as mesmas caso não haja uma boa drenagem e o escoamento seja prejudicado.
Cuidados ao regar
Não basta apenas colocar água, mas é necessário saber o que cada planta pede. As plantas secas precisam apenas de algumas gotas de água na parte central do vaso vez ou outra. As que são moderadamente úmidas precisam que o solo esteja quase inteiramente seco antes de regar novamente.
Outras vegetações sobrevivem com umidade constante, ou seja, a terra terá que estar bem úmida e as consideradas molhadas são aquelas em que o solo terá que estar constantemente encharcado, com a água aparecendo quando se pressiona a terra com o dedo.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.