| 20/04/2010 17h35min
Nos últimos tempos, aumentou o número de pessoas que tentam o próprio negócio. Isso aconteceu por um conjunto de fatores. O primeiro deles é que, num mercado de trabalho cada vez mais seletivo, muitos não conseguem arranjar uma boa colocação e partem para a firma própria.
O desemprego acentuado pelos programas de demissão voluntária é outro fator. O cidadão recebe a indenização e se lança à vida de empreendedor. Também há aqueles que se encantam com uma franquia e finalmente os que têm uma idéia diferente. Esse último grupo recebeu um reforço pesado com a explosão da internet. As pessoas que criam sites levam vantagem sobre os empreendedores da chamada velha economia. A maior parte dos negócios, muitas vezes, funciona em casa. E os sites podem ser tocados do quarto ou até da cama. Isso significa que é possível correr atrás do sucesso mediante um investimento muito baixo.
Administrar uma empresa é o mesmo que tomar parte em uma corrida de obstáculos. Os números mostram que boa parte das empresas fecha as portas por falta de capital de giro, outras quebram por não ter clientes, pelo excesso de carga tributária, por culpa dos maus pagadores ou mesmo da forte concorrência.
Conforme pesquisa recente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) 46% das pequenas empresas vão à falência antes de completar o segundo ano de vida. Mais: apenas 3% dos pequenos negócios ultrapassam a marca dos cinco anos. Esses dados apavoram os receosos, mas não aqueles que parecem possuir um espírito empreendedor que muitas vezes vai além do limite do bom senso. Os empreendedores acreditam que um erro ou vários produzem um acerto.
Uma pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) mostra que o pequeno empresário experimenta em média três fracassos antes de consolidar seu negócio. Para um empresário da micro e pequena empresa, é preciso ser muito, mas muito competente, pois a pequena empresa é dependente de cada decisão do dono. Se ele acerta a mão, o negócio sobrevive. Se erra, a firma fecha. Simples assim.
Ser empresário é...
ø Montar uma empresa hoje é fácil, o complicado é fazer com que o negócio sobreviva. Conheça um pouco da realidade de quem já tentou;
ø 35% das pequenas e médias empresas costumam fechar as portas depois do primeiro ano de vida - 56% destas estão fechadas após o terceiro ano;
ø Apenas 3% dos novos negócios sobrevivem mais de cinco anos;
ø 70% dos casos bem-sucedidos são liderados por pessoas que identificaram uma boa oportunidade de negócio.
Fonte: Revista Veja
O pequeno empresário experimenta em média três fracassos antes de consolidar seu negócio
Foto:
Divulgação, hagah
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