Notícias

 | 05/07/2011 15h26min

Conheça os Parques de Curitiba

Parque Barigui, Parque São Lourenço, Parque Bacaheri conheça um pouco mais sobre o lado verde da capital paranaense

Atualizada em 12/03/2012 às 15h06min

Curitiba está repleta de parques. Alguns são mais na região central e outros são localizados em bairros mais distantes, porém de fácil acesso. Os finais de semana e os feriados são de grande movimentação nestes locais. Famílias com crianças, casais apaixonados e amigos se reúnem para aproveitar, descansar e relaxar ao som da natureza.

Para facilitar a vida dos curitibanos e também dos turistas, o hagah mostra os parques mais conhecidos e tradicionais de Curitiba para você não deixar de conhecer. Não fique de fora e embarque nessa aventura com a gente!

Parque Barigui
Um dos maiores e mais conhecidos parques de Curitiba é o Parque Barigui. Com uma ampla área verde, o parque tem grande movimentação no sábado, domingo e feriados, onde os Curitibanos passeiam, caminham e divertem-se ao ar livre. Passeios com as crianças, cachorros e a família é no Barigui.

Barigui

Durante a semana é muito comum as caminhadas em volta do lago e as opções de lazer são diversas, como os equipamentos de ginástica, as churrasqueiras, quiosques, o Museu do Automóvel, a pista de aeromodelismo e também a pista de bicicross. 

»  Pontos turísticos que você precisa conhecer em Curitiba

Parque Cambuí
No ano de 2008, Curitiba ganhou seu 18º parque, O Parque Cambuí que fica às margens do Rio Barigui e perto da Rua da Cidadania do bairro Fazendinha. O nome, de origem indígena, provém de uma espécie de árvore comum na região a qual estava precária pela falta de partes mais verdes.

Cambui

Com ciclovias (encontre ciclovias em Curitiba aqui), espaços para caminhada, praça central e estacionamento o parque também conta com uma passarela que atravessa um lago natural.

» Conheça também os Museus de Curitiba

Parque do Bacacheri
O Parque Bacacheri também conhecido como Parque General Iberê de Mattos, conta com opções de lazer para todos os gostos e idade. Com canchas de futebol e de vôlei de areia, playground, lago artificial e churrasqueiras ele é ideal para um programinha de final de semana com os amigos ou para reunir a família e fazer aquele churrasco esperto.

Bacacheri

Parque São Lourenço
Pistas para carrinho de rolimã e parque infantil. Essas diversões você encontra do Parque São Lourenço, criado em 1970, após uma enchente no Rio Belém. No antigo local onde funcionava uma fábrica de cola, que teve que ser deslocada, hoje funciona o Centro de Criatividade de Curitiba, voltado para a criação e à educação artística. No parque, você ainda encontra a Casa Erbo Stenzel, com exposição permanente de trabalhos e desenhos do próprio artista.

Sao Lourenco

Parque Tanguá
Entre os municípios de Curitiba e Almirante Tamandaré está localizado o famoso Parque Tanguá. Em uma antiga pedreira às margens do Rio Barigui, o Tanguá é conhecido por sua beleza natural, além de ser muito procurado por estudantes que estão se formando e desejam tirar a foto da turma no parque. O túnel e a cascata abrigam o Jardim Poty Lazzarotto, paisagem ideal para os casais apaixonados.

Parque Tangua

» Passeie por Santa Felicidade

Parque Tingui
Às margens do Rio Barigui, está o Parque Tingui que possui lagos, pontes de madeira cobertas, parque infantil, ciclovia e bastante área verde. Uma ótima opção de lazer dentro do Tingui é o Memorial Ucraniano que homenageia os imigrantes que moram em Curitiba.

Tingui

Zoológico de Curitiba
Diversão para as crianças e também para os adultos, o Zoológico de Curitiba tem várias atrações, além de ser fazer parte do Parque Regional do Iguaçu, considerado o maior parque urbano do país.

Zoologico

Com bichos tradicionais, ele possui também um setor náutico, com raias de remo. O Zôo abriga mais de 70 espécies de animais vindas de várias partes do mundo. O local recebe visitantes de todos os cantos do Paraná e Brasil, além de receber excursões das escolas.

Parque Barreirinha
O Parque Barreirinha é muito conhecido pelos moradores da região, principalmente pela colonização polonesa. O local é cediado por três lagos com extensa vegetação nativa, repleta de araucárias, aroeiras, pés de erva-mate e outras. As aves e os pequenos animais também frequentam o parque. No Parque é possível encontrar o Horto Municipal, onde são desenvolvidas pesquisas científicas e também a produção de espécies vegetais. Biblioteca infantil, cabana rústica e churrasqueiras também são encontradas no parque.

Barreirinha

» Faça um passeio de Trem pela Serra do Mar

Bosque do Capão da Imbuia
Com uma trilha de 400 metros de extensão e uma passarela metálica elevada, o Bosque Capão da Imbuia é repleto de araucária e é claro Imbuia. O local é ideal para descanso e lazer.

Capao

O Museu de História Natural apresenta para os visitantes um conhecimento maior da Fauna e da Flora, destaque especial para a calçada da fauna com pegadas de animais. A paisagem ainda mais bela fica por conta dos animais de diversos portes.

Jardim Botânico
Um dos cartões postais mais famosos de Curitiba, o Jardim Botânico é o centro de encontro de turistas vindo de todos os cantos do Brasil e também do mundo. O local contribui para a preservação e conservação da natureza, para a educação ambiental e ainda oferece uma alternativa de lazer para a população. Sua principal atração é uma estufa de ferro e vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres. Emoldura a estufa um imenso jardim francês com seus canteiros geométricos.

Jardim Botanico

» Conheça Curitiba com a Linha Turismo

Bosque do Alemão
O Bosque do Alemão foi inaugurado para homenagear a cultura e as tradições que os imigrantes alemães trouxeram para a capital paranaense. O Bosque tem atrações para todos, uma sala para concertos musicais, um mirante, a trilha João e Maria, a Casa Encantada com biblioteca infantil e é claro a Torre dos Filósofos. No Mirante é possível ver grande parte de Curitiba.

Bosque do alemao

O Bosque do Alemão é cultura e diversão reunidos em um só lugar.

Bosque do Papa
O Bosque do Papa foi inaugurado logo após a primeira visita do então Papa João Paulo II, no ano de 1980. Com casas de tronco e arquitetura típica polonesa, o bosque reúne nos finais de semana casais apaixonados e famílias inteiras andando de bicicleta.

Papa

O Memorial da Imigração Polonesa, também funciona no local com exposições de artefatos de madeira utilizados pelos colonos poloneses e é claro o artesanato. Ao todo são sete casas, que foram construídas pelos poloneses e foram transportadas para o Bosque. Calçadas de pedra, equipamentos e utensílios usados pelos poloneses, como um carroça e uma pipa de azedar repolho, assim como a capela também fazem parte da cultura do Bosque do Papa.       

Agora seu final de semana vai ficar mais completo!

(Com informações do site: Parques e Praças Curitiba)


Compartilhar

 

HAGAH PR
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.