Notícias

Ambiente  | 10/05/2011 20h14min

Votação do Código Florestal na Câmara fica para a manhã de quarta-feira

Negociações sobre o acordo prosseguem nas próximas horas

A Câmara e o Planalto empurraram para a manhã de quarta-feira, a partir das 9h, a votação do novo Código Florestal. O projeto será votado nesta quarta-feira em sessão extraordinária na Câmara dos Deputados, a partir das 9h. Segundo o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), as negociações sobre o acordo para a votação do código prosseguem nas próxima horas.

Apesar de ter costurado a liberação de reflorestamento para os produtores rurais com áreas de até quatro módulos fiscais, no final do dia o governo endureceu o discurso. Após encontro com lideres das bancadas na casa do presidente da Câmara, Marco Maia (PT), o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, e Vaccarezza voltaram a exigir que o benefício fosse concedido apenas para pequenos agricultores e produtores cooperativados. A divergência amarrou o anúncio do acordo e adiou a votação.

— Só temos um ponto que está dificultando a elaboração do documento: é como tratar as pequenas propriedades — afirma Vacarezza.

As áreas consolidadas eram um dos maiores impasses do projeto e impediram a votação na última quarta-feira. No entanto, por conta das pressões internacionais, o governo desenhou com os parlamentares a aplicação de um verniz sobre a proposta. Em vez de abrir mão das APPs no relatório do deputado Aldo Rebelo, Palocci articulou a manutenção das proteções em encostas de morros e margens de rios, porém, liberando da regra as culturas já existentes. As exceções serão incluídas no texto do parlamentar, que também irá prever um dispositivo para adicionar futuramente novos itens por meio de decreto presidencial.

Segundo o líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), a estratégia da oposição é fazer com que o governo só consiga votar a Medida Provisória 521/10, que flexibiliza as licitações para a Copa do Mundo de 2014, se o Código for votado antes. A análise da MP também foi transferida para amanhã.

Com o adiamento da votação do Código, a sessão extraordinária que iniciou às 20h18min na Câmara foi dedicada à apreciação da Medida Provisória 518, que cria o cadastro positivo de crédito. A MP foi aprovada e segue para o Senado.

Saiba o que muda no Código:

 

ZH DINHEIRO E AGÊNCIA BRASIL
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.