Resíduos | 30/04/2011 10h12min
As redes de água e esgoto são as artérias e as veias das cidades, demandando enormes investimentos em infraestrutura e manutenção. Os dois, porém, já contam com tecnologia para coletar e limpar a água da chuva e lidar com os resíduos humanos. Isso significa que estamos cada vez mais perto de ficar livre das tubulações.
Siga o @zhnossomundo no Twitter
Na Bertschi School em Seattle, a nova ala de Ciências foi construída para atender às normas da Living Building Challenge, e tem zero tubulações de água e energia.
O projeto foi desenhado de forma voluntária pelo Restorative Design Collective, "um grupo de design de Seattle que divide o desejo de colocar a si mesmo e suas firmas à frente do movimento de construções sustentáveis".
De acordo com nota emitida pela escola, "o novo prédio conta com um jardim botânico para cultivar alimentos, cisternas para recolher água da chuva, telhado verde, banheiro de compostagem, ventilação natural, um piso de aquecimento, um muro vivo com plantas tropicais e paineis solares, que produzirão toda a energia do prédio."
O Living Building Challenge 2.0 está entre os mais difíceis padrões verdes, e a água é um componente chave. O medidor vislumbra um futuro onde a água é recolhida, purificada e reutilizada integralmente no local. Fazer isso é difícil e, em muitos locais, até ilegal, como eles salientam:
- Atualmente, tais práticas são muitas vezes ilegais devido à saúde do uso da terra e aos regulamentos das normas dos edifícios, ou pela posse dos direitos democráticos de água, que surgiu precisamente porque as pessoas não salvaguardam a qualidade da sua água. Portanto, atingir o ideal para o uso da água significa desafiar atitudes e tecnologias ultrapassadas com soluções descentralizadas a nível local ou distrital.
Curta o Nosso Mundo no Facebook
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.