Saúde | 18/04/2011 15h10min
A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel Brasil 2010), além de ter divulgado dados sobre a obesidade, indica que o brasileiro está fumando menos, mas permanece sedentário e tem alimentação pouco saudável.
De acordo com os dados do estudo do Ministério da Saúde divulgado nesta segunda-feira, a proporção de fumantes na população caiu de 16,2% para 15,1% no período de 2006 a 2010, com redução mais expressiva entre os homens. Na população masculina, o hábito de fumar caiu de 20,2% para 17,9%, enquanto as mulheres registraram um índice estável de 12,7%.
O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, admite que a queda na prevalência de fumantes no país é "lenta". Segundo ele, a preocupação maior está no fato de que pessoas com menor escolaridade fumam mais — 18,6% em relação às mais escolarizadas.
— Grande parte do êxito brasileiro se deve à propaganda, mas cremos que podemos ir mais além — disse, ao se referir às imagens de uso obrigatório em maços de cigarro que alertam para os problemas associados ao tabaco.
Em relação aos hábitos alimentares dos brasileiros, a pesquisa mostra que a população está consumindo menos feijão (importante fonte de ferro e fibras) e mais leite integral, além de carne com gordura aparente. O índice de adultos que consomem feijão pelo menos cinco dias da semana, por exemplo, passou de 71,9% em 2006 para 66,7% em 2010.
Outro fator considerado preocupante pela pasta trata do consumo da quantidade recomendada de frutas e hortaliças — cinco porções diárias, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os alimentos, nessas proporções, são consumidos por apenas 18,2% da população. A Vigitel Brasil 2010 revela também que 14,2% dos adultos no país são sedentários e, portanto, não praticam nenhum tipo de exercício físico durante o tempo livre, durante o deslocamento para o trabalho ou durante atividades como a limpeza da casa. Apenas 14,9% dos entrevistados declararam ser ativos em tempo livre.
Os dados indicam ainda que 30,2% dos homens e 26,5% das mulheres assistem televisão mais de três vezes ao dia.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.