Moda | 06/04/2011 21h56min
Apresentadora do programa GNT Fashion e editora de moda, Lilian Pacce esteve em Porto Alegre na noite de quarta-feira. Mais que as novidades da próxima estação, a apresentadora trouxe as tendências verdes para a discussão do projeto Arte&Moda BarraShoppingSul. Confira a entrevista exclusiva de Lilian ao NMS:
Nosso Mundo Sustentável - Qual é a importância da sustentabilidade para a moda hoje?
Lilian Pacce - A onda verde é como um tsunami. Veio para ficar e quem não entrar será levado por ele. Na verdade, não é nem mais uma onda porque é obrigatório. Podemos falar do desastre do Rio, do Japão e de tantas outras coisas que são um alarme, mostram que o mundo está precisando de uma mudança de atitude. A moda é muito perdulária, consumista, trabalha com vaidade e desejo que são coisas subjetivas e irracionais. Então, vamos tentar ser mais racional na hora de fazer moda, consumir moda para diminuir um pouco do impacto que pode ter no ambiente.
NMS - Como o nosso país está quando o assunto são ecotendências?
Lilian - Acredito que o Brasil tem uma consciência eco friendly bem forte. Talvez por causa do grande tesouro que temos, que é a floresta Amazônica. Mesmo que a gente ainda esteja engatinhando na moda, no geral, acredito que estamos bem na foto quando o assunto é sustentabilidade. Claro que não estamos nos comparando com países que estão muito a frente, como a Alemanha. Mas no sentido de iniciativas, de tentar, estamos bem.
Siga o@zhnossomundo no Twitter
NMS - O engajamento de grandes estilistas é importante para a moda verde?
Lilian - Com certeza, o envolvimento de pessoas conhecidas é fundamental. Há uns quatro anos, eu lancei um projeto para estimular as pessoas a usarem ecobags e deixarem as sacolas de plástico de lado. Foi uma exposição com ecobags desenhadas pelos 120 melhores estilistas do Brasil, que rodou o país e se transformou no livro Ecobags - Moda e Meio Ambiente. Agora, todo o acervo do projeto vai se tornar uma obra de arte em uma nova unidade de design do Senac que vai abrir em São Paulo no segundo semestre deste ano. E quem vai assinar essa grande instalação são os irmãos Campana.
NMS - O que significa, para ti, pensar no consumo consciente?
Lilian - Consumir de forma consciente tem que ser sempre. Quando você manda uma roupa para lavar, compra uma blusa nova, apaga a luz da sala ou abre a torneira para escovar o dente. Consumir de forma consciente é algo em todos os sentidos. Na moda, penso no hábito de frequentar brechós e nos troca-troca, aquelas reuniões que as amigas fazem para trocar roupas que deixaram de usar. É preciso enxergar que tem muitas maneiras de se consumir moda sem abrir mão do desejo.
Curta o Nosso Mundo no Facebook
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.