Energia Limpa | 22/03/2011 17h13min
Num futuro relativamente próximo, você poderá comprar uma pequena central eólica com a mesma facilidade com que se adquire um ar-condicionado. É nisso que acreditam os pesquisadores do Centro de Energia Eólica da PUCRS.
Condomínios, prédios, escolas e propriedades rurais poderão gerar energia limpa com a força do vento. Isso porque cresce o desenvolvimento de tecnologias que permitirão o uso de aerogeradores de pequeno porte integrados ao projeto arquitetônico.
Siga o @zhnossomundo no Twitter
As pequenas centrais eólicas funcionam de forma semelhante aos grandes parques, produzindo energia a partir da força do vento em cataventos, mas em escala menor, de até 100 kW de potência. Uma torre de um parque eólico costuma ter uma potência de 2 MW (megawatts).
Em outros continentes, as coisas estão mais avançadas. Hoje, estima-se que existam em torno de 220 fabricantes de aerogeradores no mundo, 35% deles instalados nos Estados Unidos. A produção nacional, ainda incipiente, poderia colaborar para a redução do custo da tecnologia. Nesse contexto, o engenheiro eletrônico Higino Ítalo Germani, que há mais de 10 anos estuda modelos de aerogeradores, negocia com indústrias para colocar seu modelo feito com cilindros rotativos no mercado.
- Nós temos ventos, precisamos é popularizar a tecnologia - afirma Germani.
O protótipo elaborado por ele ainda deve passar por testes antes de chegar ao mercado. No entanto, políticas públicas de incentivo à produção de energia limpa por meio do vento poderiam acelerar a popularização dos pequenos aerogeradores.
Os dados americanos, trazidos pelo Centro de Energia Eólica da PUCRS, reforçam essa ideia. Em 2008, o mercado de aerogeradores de pequeno porte fabricados nos Estados Unidos cresceu cerca de 53%, com aproximadamente 19 mil unidades comercializadas.
Para os fabricantes americanos, os novos incentivos federais e estaduais são os grandes responsáveis pelo aumento da demanda por esta energia limpa.
O gerador caseiro
Os pesquisadores do Centro de Energia Eólica da PUCRS dão algumas dicas para quem pensa em instalar um pequeno gerador eólico:
- Ter informações confiáveis do regime de ventos no local que o aerogerador será instalado para prever se a energia gerada trará benefícios reais
- Adquirir aerogeradores de fabricantes com longa trajetória no mercado
- Contar com uma engenharia local capacitada para o projeto e a instalação do sistema
- Optar por aerogeradores nacionais de qualidade que possam ser conectados à rede elétrica e, assim, reduzam o custo final
- Ter certeza de que o sistema é composto por equipamentos certificados e que cumpre com os requisitos locais e as normas técnicas exigidas
Curta o Nosso Mundo no Facebook
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.