Notícias

Energia Limpa  | 22/03/2011 17h13min

Energia eólica feita em casa

Não falta muito tempo para que você possa instalar facilmente uma pequena central eólica no seu prédio

Num futuro relativamente próximo, você poderá comprar uma pequena central eólica com a mesma facilidade com que se adquire um ar-condicionado. É nisso que acreditam os pesquisadores do Centro de Energia Eólica da PUCRS.

Condomínios, prédios, escolas e propriedades rurais poderão gerar energia limpa com a força do vento. Isso porque cresce o desenvolvimento de tecnologias que permitirão o uso de aerogeradores de pequeno porte integrados ao projeto arquitetônico.

Siga o @zhnossomundo no Twitter

As pequenas centrais eólicas funcionam de forma semelhante aos grandes parques, produzindo energia a partir da força do vento em cataventos, mas em escala menor, de até 100 kW de potência. Uma torre de um parque eólico costuma ter uma potência de 2 MW (megawatts).

Em outros continentes, as coisas estão mais avançadas. Hoje, estima-se que existam em torno de 220 fabricantes de aerogeradores no mundo, 35% deles instalados nos Estados Unidos. A produção nacional, ainda incipiente, poderia colaborar para a redução do custo da tecnologia. Nesse contexto, o engenheiro eletrônico Higino Ítalo Germani, que há mais de 10 anos estuda modelos de aerogeradores, negocia com indústrias para colocar seu modelo feito com cilindros rotativos no mercado.

- Nós temos ventos, precisamos é popularizar a tecnologia - afirma Germani.

O protótipo elaborado por ele ainda deve passar por testes antes de chegar ao mercado. No entanto, políticas públicas de incentivo à produção de energia limpa por meio do vento poderiam acelerar a popularização dos pequenos aerogeradores.

Os dados americanos, trazidos pelo Centro de Energia Eólica da PUCRS, reforçam essa ideia. Em 2008, o mercado de aerogeradores de pequeno porte fabricados nos Estados Unidos cresceu cerca de 53%, com aproximadamente 19 mil unidades comercializadas.

Para os fabricantes americanos, os novos incentivos federais e estaduais são os grandes responsáveis pelo aumento da demanda por esta energia limpa.


O gerador caseiro

Os pesquisadores do Centro de Energia Eólica da PUCRS dão algumas dicas para quem pensa em instalar um pequeno gerador eólico:

- Ter informações confiáveis do regime de ventos no local que o aerogerador será instalado para prever se a energia gerada trará benefícios reais

- Adquirir aerogeradores de fabricantes com longa trajetória no mercado

- Contar com uma engenharia local capacitada para o projeto e a instalação do sistema

- Optar por aerogeradores nacionais de qualidade que possam ser conectados à rede elétrica e, assim, reduzam o custo final

- Ter certeza de que o sistema é composto por equipamentos certificados e que cumpre com os requisitos locais e as normas técnicas exigidas

Curta o Nosso Mundo no Facebook

ZERO HORA
Reprodução / 

Como funciona o sistema caseiro
Foto:  Reprodução


Comente esta matéria

Mais Notícias

Cidades  30/07/2011 09h11min
Curitiba é apontada como referência em design sustentável
Energia Limpa  29/07/2011 15h31min
Governo estimula a criação de projetos de energia alternativa para combater emissões
Economia  29/07/2011 07h12min
Governo apostará em pesquisas voltadas à economia verde
Agricultura  27/07/2011 14h18min
O valor da casca de arroz
Agricultura  27/07/2011 14h17min
Madeira para deques e mobília
Cidades  26/07/2011 07h10min
Por uma boa distribuição de gente
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.