Notícias

Recursos Naturais  | 21/03/2011 18h40min

O ano da pegada hídrica

"É bom ter os fatos à disposição do público, para que o consumidor tenha uma escolha."

O termo "pegada hídrica", encabeçado pelo professor de Gestão dos Recursos Hídricos da Universidade de Twente, na Holanda, e diretor científico da Water Footprint Network (WFN), Arjen Hoekstra, representa o volume total de água utilizado direta e indiretamente no ciclo de vida de bens de consumo ou serviços.

Professor de Gestão dos Recursos Hídricos da Universidade de Twente, na Holanda, e diretor científico da Water Footprint Network (WFN), Hoekstra é mestre em Engenharia Civil e PhD em Análise Política. Ele tem três livros publicados: Perspectives on Water (Perspectivas sobre a Água, 1998), Globalization of Water (Globalização da Água, 2008) e The Water Footprint Assessment Manual (Manual Técnico da Pegada Hídrica, 2011). Confira trechos da entrevista que o Nosso Mundo fez com Hoekstra:

Nosso Mundo Sustentável - O desenvolvimento do conceito de pegada hídrica começou de uma necessidade?

Arjen Hoekstra - A água doce é um recurso escasso, a sua disponibilidade é limitada, e a demanda é crescente. A pegada hídrica da humanidade excedeu níveis sustentáveis em diversos lugares e é desigualmente distribuída entre as pessoas. Boas informações sobre a pegada hídrica de comunidades e empresas vão ajudar a entender como podemos conseguir uma utilização mais sustentável e equitativa da água doce.


NMS - Calcular quanto se gasta de água é uma necessidade que cresce para as empresas?

Hoekstra - De fato, há uma necessidade crescente das empresas por considerar sua pegada hídrica. Reduzir a pegada hídrica pode ser parte da estratégia ambiental de uma empresa, assim como reduzir a pegada de carbono. Além disso, muitas empresas realmente enfrentam sérios riscos relacionados com a escassez de água doce em suas operações ou na cadeia de abastecimento. O que é uma fábrica de cerveja sem abastecimento de água seguro, ou como pode uma empresa de jeans sobreviver sem fornecimento contínuo de água para os campos de algodão?


NMS - Como você imagina que o conceito vai se desenvolver? Ele deve estar presente em grande parte das embalagens dos produtos como uma tabela de calorias?

Hoekstra - Em um mundo onde muitos produtos estão relacionados a escassez e poluição da água é muito útil tornar o histórico dos produtos mais transparente. É bom ter os fatos à disposição do público, para que o consumidor tenha uma escolha. Informações podem ser fornecidas em um rótulo ou podem ser disponibilizados na internet. Para os consumidores seria útil acrescentar um selo de água nos rótulos dos produtos ao lado de outros itens, como a energia e o comércio justo.


NMS - Em comparação com a pegada de carbono, é possível pensar numa maior importância da pegada hídrica devido a escassez de recursos?

Hoekstra - Os conceitos das pegadas de carbono e hídrica se complementam bem, cada um abordando uma questão ambiental. A pegada de carbono aborda a questão das alterações climáticas, e a pegada hídrica se relaciona com a questão da escassez de água doce. Em ambos os casos, é gerada uma perspectiva de cadeia produtiva. A escassez de água merece estar no topo da agenda dos líderes mundiais, definitivamente no mesmo nível de urgência das alterações climáticas.

ZERO HORA
Divulgação / 

Hoekstra defende direito de informação para o consumidor
Foto:  Divulgação


Comente esta matéria

Mais Notícias

Cidades  30/07/2011 09h11min
Curitiba é apontada como referência em design sustentável
Energia Limpa  29/07/2011 15h31min
Governo estimula a criação de projetos de energia alternativa para combater emissões
Economia  29/07/2011 07h12min
Governo apostará em pesquisas voltadas à economia verde
Agricultura  27/07/2011 14h18min
O valor da casca de arroz
Agricultura  27/07/2011 14h17min
Madeira para deques e mobília
Cidades  26/07/2011 07h10min
Por uma boa distribuição de gente
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.