Transportes | 07/03/2011 06h30min
O atropelamento de um grupo de ciclistas em Porto Alegre, dia 25 de fevereiro, trouxe à tona um problema antigo: a falta de espaço nas vias para quem utiliza a bicicleta. Seja como meio de transporte ou como item de lazer, a bike nem sempre tem vez no trânsito.
Em Caxias, iniciativas do Legislativo buscam valorizar o uso das bicicletas na cidade. Em dezembro do ano passado, o vereador Vinícius Ribeiro (PDT) apresentou três projetos sobre o tema. O primeiro institui o sistema cicloviário na cidade e dá a diretrizes para o Plano Diretor. A segunda proposta condiciona os estabelecimentos e edificações a terem, além do estacionamento para carros, espaço para bicicletas.
O terceiro projeto do vereador propõe a instalação de suportes, chamados de racks, na dianteira dos ônibus do transporte coletivo urbano para a condução das bicicletas. A proposta prevê também a instalação dos racks nas futuras estações de transbordo.
O projeto de lei de 2009 para implantação de ciclofaixas, da vereadora Denise Pessôa (PT), é o que está em estágio mais avançado. A proposta, que prevê o fechamento de ruas nos finais de semana e feriados para que os ciclistas possam pedalar, já recebeu parecer positivo da Secretaria de Planejamento (Seplam). Agora, o projeto aguarda parecer das secretarias de Trânsito, Transportes e Mobilidade e de Esporte e Lazer.
Conforme o arquiteto da Seplam, Juarez Marchioro, o documento indica vias que poderiam receber as ciclofaixas. Sinimbu, Alfredo Chaves e Treze de Maio estão entre as ruas sugeridas.
_ Elas respeitam alguns critérios, como segurança, conforto, ou seja, que não tenham declives, continuidade e que sejam atrativas _ explica Marchioro.
Leia mais na edição impressa desta segunda-feira.
Uma das ideias é a instalação de suportes na parte dianteira dos ônibus do transporte coletivo
Foto:
Luis F. Gallo, divulgação
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.