Transportes | 28/02/2011 12h51min
A última semana foi de divulgação de fotos e informações sobre os modelos que vão estrear nos estandes do Salão de Genebra. Algumas marcas já vinham até há mais tempo mostrando teasers - imagens de provocação - dos astros do evento suíço, que abre as portas à imprensa nesta terça-feira, dai 1°.
Entre os protótipos que vão dar um gostinho de quero mais aos visitantes do evento, um dos principais é o Audi A3 sedã (foto). A nova carroceria do consagrado modelo da alemã deixa ver o layout que devem assumir os próximos modelos da marca, mas o saloon só deve chegar as lojas de fato em 2012. Para os mais apressados, a novidade da Mercedes-Benz, o Classe C Coupé 2012, começa a ser vendida a partir do meio do ano.
Quem também mostra uma nova concepção visual da fabricante é o Renault Captur, crossover conceitual que, segundo a francesa, já tem arranjos técnicos que permitiram o início da produção em série em cerca de seis meses. No estande da Renault, o off-road divide espaço com a versão Gordini do Wind.
A lista de novidades traz, na sequência, o novo compacto global da Mitsubishi, cujo nome dá logo a entender a que veio: Concept Global Small. Voltado aos mercados emergentes, o modelo será produzido na Tailândia e terá opções de motor 1.0 e 1.2 na Ásia, com previsão de chegar também ao Brasil, posteriormente. A Kia também terá novidades, mas de novas gerações dos modelos Picanto, Rio - que deve vir a terras verde-amarelas no ano que vem - e o pro_ceed.
Outro lançamento, um dos mais esperados e comentados do Salão de Genebra deste ano, é a versão hatchback do Chevrolet Cruze (foto). O modelo teve as fotos oficiais divulgadas na última semana, e o plano é que chegue às lojas europeias no segundo semestre deste ano. O Cruze, hatch e sedã, também deve vir ao Brasil, possivelmente em 2012, e a expectativa é que substitua, respectivamente, os Chevrolets Astra e Vectra.
Falando em gigantes, a Volkswagen apresenta alguns modelos 2012 no evento suíço. O novo Tiguan será um dos focos dos holofotes, e há expectativa de que a marca apresente também uma surpresa, que teria sido vazada em imagens de registro de patente, mas não foi confirmada pela fabricante. Mas a grande estrela deve ser o Golf Cabrio, versão conversível do mais vendido no mundo da alemã, retorna aos showrooms após quase dez anos de sumiço, e terá seis opções de motorização.
Sobre conversíveis, a Maserati também levará o seu, o novo GranCabrio Sport, com motor de 456 cavalos de potência e velocidade máxima de 285 quilômetros por hora. O italiano entra na lista de possantes ao lado do shooting brake Ferrari Four (FF), substituto do 612 Scaglietti com 660 cavalos e porta-malas de 450 litros.
Ecológicos em alta
Algumas das novidades do Salão de Genebra não são apenas inovações em carroceria, mas também em propulsão: os elétricos e híbridos, como já aconteceu nos eventos de 2010, continuam recebendo investimentos das montadoras.
A Volvo confirmou que vai levar o V60 híbrido plug-in a diesel, modelo que teria 1,2 mil quilômetros de autonomia quando impulsionado pelos dois motores. A sueca clama que sua novidade é a primeira a misturar eletricidade e combustão de diesel, mas a Land Rover levará o Range_e, protótipo baseado no Range Rover, que utiliza a mesma combinação de propulsores.
Outro híbrido que deve chamar a atenção é Porsche Panamera S Hybrid (foto), já em versão de produção e com previsão de chegar às lojas ainda no primeiro semestre deste ano.
Entre os verdes de luxo, a BMW - que lançou recentemente a submarca BMW i só para carros ecológicos - anuncia a versão 100% elétrica do Série 1 Coupé, a ActiveE. Mas o lançamento ainda não está pronto para sair das fábricas: terá mil unidades produzidas para testes na China, Europa e nos Estados Unidos. Os consumidores asiáticos, europeus e norte-americanos também poderão testar outro elétrico de luxo, mas de muito mais luxo: o Rolls-Royce 102EX Phantom Experience Electric.
A lista dos ecológicos do Salão de Genebra também inclui o Nissan Esflow, cupê elétrico com até 240 quilômetros de autonomia; o Forspeed, versão conversível e elétrica do smart fortwo; e o BamBoo, buggy de praia elétrico da Rinspeed com peças que podem ser destacadas e levadas à beira do mar.
Outros destaques
A Mini, marca de subcompactos inglesa, vai levar o conceito Rocketman, para quatro ocupantes mas menor do que o Cooper, com apenas 3,41 metros.
A Citroën leva conceitos do C3, do DS4 e do C6 que apresentam novas cores de carroceria e novos materiais no acabamento interno.
A Fiat expõe o 500 by Gucci, versão do Cinquecento customizada pela famosa grife italiana. O modelo chegará primeiramente aos clientes da terra natal da montadora e da marca de roupas, e depois deve ser vendido também na França, na Inglaterra e no Japão.
Pense CarrosGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.