Notícias

 | 27/02/2011 22h52min

Grupo de ciclistas confirma protestos de repúdio a atropelamento coletivo

Na terça-feira, manifestantes devem sair do Largo Zumbi dos Palmares às 17h e pedalar até a Prefeitura

Atualizada em 28/02/2011 às 09h09min

O grupo Massa Crítica de Porto Alegre — do qual fazem parte os ciclistas atropelados na última sexta-feira, na Cidade Baixa — reuniram-se neste domingo e decidiram promover dois protestos de repúdio ao que consideram uma "tentativa de homicídio".

O primeiro ato, que aconteceria às 17h de terça-feira, foi remarcado para as 19h, momento em que os manifestantes devem sair do Largo Zumbi dos Palmares e pedalar até a Prefeitura.

— Amanhã [segunda-feira] vamos avisar e protocolar o protesto na EPTC [Empresa Pública de Transporte e Circulação] — afirmou Cadu Carvalho, um dos integrantes do grupo
 
VÍDEO: o momento do atropelamento


 
O outro protesto acontecerá no dia 25 de março — data em que o atropelamento coletivo completará um mês. Para mostrar solidariedade às vítimas, haverá um evento nacional, com focos em Porto Alegre, Curitiba, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro.

O motorista responsável pelo atropelamento deve se apresentar na tarde de segunda-feira à Polícia Civil. Apesar de um recado no blog do Massa Crítica chamar os ciclistas para "recepcionar" o suspeito no Palácio da Polícia, Carvalho negou que o grupo comparecerá ao local:

— Não vamos fazer nada. A gente quer saber dele o que aconteceu, mas preferimos escutar da mesma maneira que o resto da sociedade. A última coisa que a gente quer é que ele se sinta coagido — afirmou.

Na reunião de hoje, o grupo também prestou instruções jurídicas às vítimas do atropelamento. Profissionais do Direito explicaram como acionar judicialmente o motorista para buscar reparações físicas, econômicas e morais.

Entenda o caso:

No início da noite da sexta-feira, cerca de doze ciclistas foram atropelados quando faziam um passeio na região central de Porto Alegre. Três ciclistas foram encaminhados ao Hospital de Pronto Socorro (HPS), mas já foram liberados. Depois do atropelamento, o motorista fugiu do local. O carro foi encontrado na madrugada de sábado, abandonado em um bairro da Zona Leste.

O motorista deve se apresentar amanhã à Polícia Civil. A apresentação ocorrerá às 15h no plantão da Delegacia de Crimes de Trânsito e já foi informada a autoridades policiais que atuam no caso. O proprietário do Golf preto que acelerou sobre cerca de doze ciclistas já foi identificado e era ele mesmo quem dirigia o veículo no momento do incidente.

 



Veja no mapa o local do acidente:


Exibir mapa ampliado

ZERO HORA
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.