| 25/02/2011 16h38min
A decoração dos alimentos exige cuidado e delicadeza, usando, principalmente, a própria comida. É sempre recomendado utilizar produtos comestíveis relacionados com o prato servido, de preferência, frescos e de cores vivas, porque a decoração precisa ser harmoniosa e demonstrar o capricho e a dedicação na montagem do prato.
>> Você tem dicas de usar a comida para decorar os pratos? Compartilhe com a gente!
É preciso ter muito cuidado para não pesar ou deixar a decoração exagerada: nada de salsinha picada ou pó avermelhado em volta do prato! Um dos principais aspectos que deve ser observado é exatamente o equilíbrio entre a decoração e o prato. Ela é uma coadjuvante e não a atriz principal, pois a idéia é valorizar a refeição e não a aparência dela.
>> Cursos de gastronomia em Curitiba e RMC!
A decoração não deve alterar o sabor dos alimentos. Se alterar é porque houve erro. Isso acontece porque as pessoas usam ingredientes líquidos, como vinagre balsâmico ou condimentos em pó com sabor, como páprica, que acabam se misturando com a comida servida. Para que isso não aconteça, é preciso utilizar pequenos ramos, como alecrim ou tomilho; folhas, como louro e manjericão; ou flores comestíveis.
O Chef Guilherme Wypyszynski Walter, do Quiosque Chopp Brahma do Shopping Itaguaçu fez um passo a passo de como fazer um sol com um limão para decorar suas receitas:
1º - Corte uma "tampinha" do limão com aproximadamente 1,5cm de espessura
2º - Em seguida, corte uma fatia de 0,5cm
3º - Nesta fatia faça cortes nas membranas que separam os gomos, de fora para dentro
4º - Com a ponta dos dedos, empurre o centro para fora, de modo que a casca fique virada para dentro
5º - Encaixe a fatia com as pontas naquela "tampinha" que foi cortada no início
6º - Agora é só virar e já está pronto o sol de limão!
Dica: você pode espetá-lo com um palito de dentes na metade que sobrou do limão, ou fazer um corte na parte de trás saliente da tampinha e encaixar na borda de um copo para decorar a bebida.
Fonte: Cozinha Profissional - Luiz Renato Durski Júnior e Quiosque Chopp Brahma
Ao usar ingredientes decorativos líquidos, como balsâmico reduzido, é preciso saber antes se, quando misturado, vai harmonizar ou completar o tempero do prato
Foto:
Divulgação
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.