Economia | 24/02/2011 13h39min
A Natura anunciou nesta quinta-feira em São Paulo um lucro líquido de R$ 744,1 milhões em 2010. Em relação a 2009, o crescimento foi de 8,8%. Sem a amortização do ágio, encerrada em 2009, a expansão seria de 27,9%
A receita líquida consolidada da empresa foi de R$ 5.136,7 milhões no ano passado - uma expansão de 21,1% em relação a 2009. A empresa informou ainda um EBITDA de R$ 1.256,8 milhões, com crescimento de 24,6% e margem de 24,5%.
Líder no mercado brasileiro do setor, a Natura atingiu um market share de 23,6% no acumulado de 10 meses de 2010 e ampliou sua liderança em 110 pontos bases. No setor de cosméticos e fragrâncias, o market share ficou em 34,3%, e no de higiene pessoal, em 13,2%.
Alessandro Carlucci, diretor-presidente da Natura, destacou o crescimento da venda direta - foco da empresa - em 15,8%. O aumento é superior ao do mercado de atuação, que ficou em 13,9%. Nesse cenário, a Natura também comemora um aumento na preferência da marca, que já está perto de 50% no mercado brasileiro.
- Ainda temos, sim, espaço para crescer no Brasil. Temos a preferência de metade do público-consumidor e 26% do market share, então podemos expandir - afirmou Carlucci.
Redução de impactos
Junto ao balanço financeiro, a Natura divulgou seus índices de impacto socioambiental.
Nas emissões relativas de Gases de Efeito Estufa (GEE) houve redução de 7,3% em relação a 2009. A Natura mede sua pegada de carbono desde a extração da matéria-prima até o descarte final pelo consumidor.
Com relação à água, houve uma redução de 10% no consumo relativo. A medição desse indicador, porém, só é realizada na produção interna.
- Um dos nossos desafios para 2011 é ampliar nossa capacidade de medir o consumo de água em toda a cadeia, até o uso pelo consumidor - disse Carlucci.
Outro número comemorado pela empresa foi o valor arrecadado por meio do Programa Crer para Ver. O total da venda dos produtos dessa linha, que repassa recursos a escolas e municípios para investimento em educação, chegou a R$ 10 milhões em 2010. Em 2009, o valor foi de R$ 3,77 milhões.
Investimento no mercado internacional
A atuação da Natura cresceu também no mercado externo. A receita líquida da empresa na América Latina, por exemplo, foi de R$ 372 milhões, o que representa uma expansão de 37,3%.
O número é resultado dos investimentos da Natura em Centros de Distribuição em países como Argentina, Bolívia, Colômbia, México e Peru.
De acordo com Carlucci, em 2011, México e Colômbia devem ganhar centros de produção por meio de parcerias com empresas terceiras, como ocorreu na Argentina em 2010.
- Essa localização da produção baixa o custo e o impacto ambiental e aumenta a flexibilidade - afirmou Carlucci.
Na Colômbia, devem ser produzidas linhas de maquiagem, sabonete e cremes. No México, shampos. O início das operações deve ocorrer ao longo do ano, e a produção será comercializada entre esses países.
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