Mudanças Climáticas | 18/02/2011 04h59min
Dois artigos publicados nesta semana na revista científica Nature apontam que o aquecimento global causada pela ação do homem está por trás do aumento da intensidade de chuvas, enchentes e nevascas. Os estudos também enfraquecem os argumentos dos que acreditam que a mudança climática é um fenômeno exclusivamente natural.
As pesquisas estão entre as primeiras a estabelecer um vínculo direto entre as mudanças climáticas e seu impacto em eventos potencialmente destrutivos e mortais. Brasil, Austrália, Sri Lanka e Paquistão têm sofrido cheias maciças, dando origem a questões sobre se o aquecimento global seria pelo menos parcialmente responsável pelo problema.
Projeções já haviam previsto que o crescimento das concentrações de gases causadores do efeito estufa aumentaria os episódios de temporais. Mas até agora, o vínculo estabelecido era amplamente teórico.
— Os humanos influenciam a intensidade das chuvas extremas — disse Francis Zwiers, pesquisador da Universidade de Victoria, no Canadá, e coautor de um dos estudos.
Informações reunidas entre 1951 e 2000 na Europa, Ásia e América do Norte demonstram que, em média, a precipitação mais extrema em 24 horas de um ano — seja chuva, neve ou granizo — aumentou de intensidade nos últimos 50 anos do século 20. Quando este pico foi comparado com mudanças simuladas por modelos climáticos, a marca da influência humana nos padrões climáticos da Terra se tornou inquestionável, disse Zwiers.
>>>Leia reportagem completa na edição de Zero Hora desta sexta-feira
Efeito estufa pode ter sido uma das causas de enchentes como a de SC em 2008
Foto:
Adriana Franciosi
/
Agencia RBS
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.