| 09/02/2011 14h37min
Algumas profissões são mais arriscadas que outras e por isso a segurança deve ser colocada em primeiro lugar, principalmente quando o assunto é trabalho. Até pouco tempo, os trabalhadores que executavam serviços em locais altos com uso de andaimes, muitas vezes não tinham plena segurança em seu serviço, já que em alguns deslocamentos o talabarte simples deixava o profissional solto.
Há poucos dias, o Ministério do Trabalho e Emprego, com a Portaria nº 201, alterou a NR 18 e transformou em lei o uso obrigatório do talabarte em Y com ganchos de abertura de 50 mm e dupla trava para a montagem e desmontagem de andaimes.
A mudança torna o serviço bem mais seguro, dando mais estabilidade no deslocamento e mantendo o trabalhador sempre conectado à estrutura. O responsável pelo desenvolvimento de produtos da Altiseg, de Curitiba (PR), e coordenador da Comissão de Estudo de equipamentos auxiliares para o trabalho em altura da ABNT/CB32, Marcos Amazonas, afirma que os índices de acidentes em andaimes no Brasil são muito altos e crescentes e que com o uso de equipamentos corretos isso pode ser reduzido. “O custo do equipamento é irrisório perante os danos que acidentes podem causar, não só para a empresa, mas para a sociedade, governo e principalmente para a família do trabalhador. Afinal de contas, quanto vale uma vida?”, explica Amazonas.
Fonte: Danielle Sommer e Rafaela Salomon Comunicação
Tweet
A mudança torna o serviço bem mais seguro, dando mais estabilidade no deslocamento e mantendo o trabalhador sempre conectado à estrutura
Foto:
Pedro Carlos Cidral/Leitor-repórter
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.