| 21/09/2010 17h07min
Para comemorar seus cinco anos de atividade, completados em outubro, o restaurante Terra Madre promove um evento que mistura o talento de novos chefs, vanguarda gastronômica e sabores exóticos. De 05 a 20 de outubro, o restaurante realiza o Festival de Carnes de Caça Terra Madre – 5 Anos, 5 Chefs.
Em parceria com a Cerrado Carnes de Caça, o evento começará com um jantar composto por menu degustação, no dia 05. Quatro nomes revelados pelas novas safras da gastronomia contemporânea brasileira foram convidados para participar, ao lado do chef da casa, Ivan Lopes. São eles: Guilherme Melo, do Restaurante Hermengarda (de Belo Horizonte), Henrique Fogaça, do Sal Gastronomia (São Paulo), Ricardo Ferracini, do Gatto Rosso (Rio de Janeiro), e Paulinho Martins, chef consultor natural de Ilhéus (Bahia).
Eles montarão o menu e vão estar presentes, dividindo a cozinha do Terra Madre, no jantar do dia 05. Após esta abertura, durante as duas semanas seguintes os quatro pratos principais da degustação ficarão disponíveis, compondo um menu comemorativo. Ao término deste período, o prato que for mais pedido pelo público será integrando definitivamente ao cardápio do Terra Madre.
Os chefs convidados têm intimidade com as carnes de caça. Vão fazer parte do cardápio cortes de javali, cateto, capivara, queixada e paca. Todos eles serão fornecidos pela Cerrado Carnes de Caça, empresa fundada há cinco anos, com base em São Paulo, e que há dois vem investindo numa aproximação com a alta gastronomia contemporânea. Os produtos são certificados pelo IBAMA e produzidos sob rigoroso controle de qualidade, a partir de animais criados em diferentes regiões do país, principalmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Menu
Entradas:
- Costelinha de porco com chutney de moranga, pimenta dedo de moça e brotos de salsão (Chef Henrique)
- Cogumelos de Paris recheados com linguiça semi-defumada (Chef Guilherme)
Pratos principais:
- Queixada em baixa temperatura ao molho de jabuticaba e mandioca gratinada (Chef Guilherme)
- Ragú de javali com nhoque de mandioquinha e broto de beterraba (Chef Henrique)
- Cateto na panela com polenta mole e chips de quiabo (Chef Paulinho)
- Capivara al Forno: Paleta de Capivara em seu próprio molho do assado; farofinha de cebola caramelada, pupunha na manteiga, brócolis ao alho e óleo. (Chef Ricardo)
Sobremesas:
- Sable de chocolate AMMA, cupuaçu e cacau torrado (Chef Paulinho)
- Millefoglia Al Café - Mil folhas de doce de leite e mousse de café (Chef Paulinho)
Conheça mais sobre os chefs convidados
Guilherme Melo - Belo Horizonte (MG)
O chef é fundador do restaurante Hermengarda, já premiado entre os melhores da cidade por diversas publicações. Em seu trabalho, Melo mistura ingredientes brasileiros, incluídas aí as carnes de caça, com toques contemporâneos.
Henrique Fogaça – São Paulo (SP)
Criador do restaurante Sal Gastronomia, foi eleito Chef Revelação por duas publicações. Queixada e javali estão entre as carnes que trabalha com maestria. Sua cozinha alia técnicas rústicas a métodos ultramodernos, tudo na base da intuição. Formado como chefe de cozinha no Rio, começou vendendo sanduíches gourmet num trailer e jantares sob encomenda. Passou pelo extinto restaurante Namesa e tempos depois criou sua própria casa.
Paulinho Martins – Ilhéus (BA)
Chef consultor, já trabalhou em restaurantes como o Amado e também desenvolveu o cardápio e atuou no badalado Txai Resort, em Itacaré (BA). Ministrou aulas de carnes de caça no festival Bahia Gourmet 2009, entre outros eventos. Foi convidado para apresentar a aula sobre caças brasileiras no evento Paladar do Brasil, em São Paulo. Formado em Direito, encontrou sua verdadeira vocação na cozinha. Passou um ano na França, onde adquiriu bagagem gastronômica. Pupilo do chef Edinho Engel, passou pelo restaurante Manacá. É um pesquisador de produtos do sul da Bahia e mistura a gastronomia nordestina com a francesa.
Ricardo Ferracini – Rio de Janeiro (RJ)
Atualmente é chef proprietário do Gatto Rosso - Gastro Lounge. A casa é fruto de suas viagens pelo mundo. Formando em administração de empresas, trocou esta profissão pelas panelas. Estudou na Suíça - DCT International Cooking & Hotel School - e depois caiu na estrada pelo mundo, buscando novos sabores em países como Jordânia, Hong Kong, Bali e Malásia. Atuou na Europa e encontrou na Itália sua grande pátria gastronômica. De volta ao Brasil, passou pelo grupo Fasano (Fasano Al Mare, no Rio) antes de abrir seu próprio empreendimento. Organizou recentemente um festival de caças em seu próprio restaurante.
(Fonte: FC Comunicação)
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.