| 28/07/2010 11h52min
Resfriados são comuns com a chegada do frio, não só em humanos. Os animais de estimação também sofrem com as variações – e, principalmente – queda de temperatura no inverno.
Como o seu bichinho "sente" o inverno?
>>Veterinários
>>Pet Shop
>>Construa um novo espaço para o seu amiguinho!
Cães e gatos que vivem em regiões onde a estação é mais rigorosa precisam de cuidados especiais de seus donos, senão, uma simples “gripe canina” pode progredir para um quadro de pneumonia, que pode causar a morte.
Também conhecida como “tosse dos canis”, a traqueobronquite infecciosa canina – doença respiratória infecto-contagiosa, com sintomas, nos animais, semelhantes ao da gripe em humanos – é transmitida por vírus e bactérias e pode causar corrimento nasal, espirros, febre e tosse – seca forte e persistente –, que frequentemente é acompanhada de vômito.
A maneira mais fácil de se prevenir a traqueobronquite é a vacinação. Além das duas doses aplicadas nos primeiros três meses de vida do animal, é preciso renovar a imunização anualmente, reduzindo, assim, as possibilidades de contágio. Há, também, outras formas de evitar que seu bichinho fique doente. Mais do que simplesmente vaciná-lo, é preciso aumentar os cuidados com o animal durante o inverno.
Colocar alguma coisa – como jornais, panos ou uma cama – para forrar o chão no lugar em que ele dorme; protegê-lo com roupinhas, no caso de animais de pelo curto; evitar de podar em demasia, no caso dos de plos longos, e secá-lo bem na saída do banho são algumas das medidas recomendadas.
O banho, aliás, é uma das maiores preocupações que devem ser tomadas na estação. Muitas vezes, ao secar o animal, o pelo continua úmido, o que, além de aumentar os riscos de uma “gripe”, pode causar micoses. Os secadores para cabelos não são ideais para a secagem, já que, por liberarem ar muito quente, podem danificar a pele do bichinho. Por isso, na hora de banhar o animal, recomenda-se a ida a um especialista, onde ele terá também uma escovação adequada.
Chega uma idade...
Os animais mais velhos podem sofrer de outros males durante o inverno. Pela idade mais avançada, eles têm o sistema imunológico mais frágil e, portanto, estão mais sujeitos a contrair as gripes. Fora isso, a idade traz, aliada ao frio, problemas osteoarticulares, assim como em humanos. Artrose, calcificações na coluna e hérnia de disco podem causar dor e dificultar a mobilidade do bichinho.
Imagem: Sxc
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.