| 16/07/2010 13h20min
Por mais moderno que seja um sistema de calefação, nunca substituirá o charme e refinamento que as lareiras proporcionam. Especialmente em Curitiba, com o predomínio do clima frio e úmido, em boa parte do ano, elas conferem um toque de aconchego e são também um convite para reunir a família e os amigos.
O que combina perfeitamente com uma lareira?
>Encontre lareiras em Curitiba e RMC
>Piso aquecido é uma outra opção...
>Veja cobertores aqui!
Para o arquiteto Flávio Schiavon, a lareira é, ainda, uma maneira civilizada de apreciar o encantamento dos seres humanos pelo fogo. “O fogo, por ser um dos elementos da natureza, como terra, água, ar, está no imaginário do ser humano. O homem sempre se reuniu em torno do fogo pelo sentimento de calor, proteção”.
Atualmente, há diversos tipos de lareira disponíveis no mercado, que se adequam perfeitamente ao estilo e às necessidades de cada residência. Além da tradicional lareira à lenha, existem as que funcionam a gás e com energia elétrica. Os designs também variam, com opções que vão desde as tradicionais – embutidas na parede – até as mais inusitadas, instaladas entre os ambientes, por exemplo.
Schiavon ressalta que, em primeiro lugar, é preciso verificar as exigências técnicas que o fogo implica. “Por exemplo, não há nada pior do que fumaça e o cheiro dela nos ambientes da casa”. Ele avalia ainda, que a lareira não costuma ser economicamente viável em imóveis com área útil inferior a 100m², tanto pelo custo, como pelo espaço necessário para implantação.
Imagens: Portal Thá e Sxc
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.