| 26/07/2010 11h40min
Ultimamente muito se tem ouvido falar de sustentabilidade, mas afinal o que é sustentabilidade? Sustentabilidade são sistemas projetados para o bem-estar ambiental, que geram mais energia do que gastam para serem estabelecidos.
Um exemplo de sistema sustentável que está fazendo sucesso em condomínios é a captação de água de chuva. Além do condomínio reduzir o consumo de água potável e ter uma economia considerável no final do mês, ainda preserva a natureza e contribui para a impermeabilização do solo, diminuindo as chances de alagamentos e inundações.
Segundo Luitanara Mamede, Coordenadora de Produto do Grupo Thá, além de diminuir os impactos naturais, para os condôminos o sistema também é vantajoso. “Para cada morador de um condomínio a economia chega em torno de 30%, há também redução das despesas com água potável e esgoto, além da preservação dos recursos naturais", explica Luitanara.
Há algum tempo, as construtoras estão executando sistemas de captação pluvial em seus empreendimentos por tratar a ideia como um diferencial. Mas em Curitiba, o sistema é obrigatório. Todos os projetos devem seguir a Lei Municipal Nº 10.785, criada em 18 de setembro de 2003 e que estabelece parâmetros para a utilização da água da chuva.
Irrigação de jardins e canteiros, limpeza de calçadas, playgrounds, carros, abastecimento de piscinas e descarga de vasos sanitários são alguns exemplos do que pode ser feito com a água de chuva captada. “A água obtida nos telhados é encaminhada a um reservatório inferior que pressuriza essa água para as torneiras externas. Essas torneiras são de segurança e possuem uma trava especial para que a água não seja consumida de maneira indevida e até mesmo por crianças”, explica a coordenadora.
Fonte: Grupo Thá
A água obtida nos telhados é encaminhada a um reservatório inferior que pressuriza essa água para as torneiras
Foto:
Divulgação
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.