| 24/03/2010 16h26min
O concurso público, ao selecionar as pessoas pelo mérito e não pelo apadrinhamento, tem o poder de melhorar não só a qualidade do serviço público, mas também de ser um excelente caminho para a carreira profissional. Para alguém trabalhar no serviço público, é preciso passar em um concurso público, é para isso, é preciso estudar! E estudar muito! Por isso, hoje em dia é comum muitas pessoas se dedicarem exclusivamente aos estudos frequentando cursos especializados em concursos.
A estabilidade é considerada a maior vantagem do concurso público: os governos (federal, estadual e municipal) não demitem seus funcionários. Isso só acontece com terceirizados e não concursados. Mas há também outras vantagens, como salários atrativos, que, algumas vezes são mais altos que nas empresas privadas, carga de trabalho razoável,
aposentadoria diferenciada, plano
de saúde...
O número de vagas para preencher cargos públicos previstas para serem abertas em 2010 já chega a 375.033, segundo levantamento feito por escolas que oferecem cursos para concursos. Isso sem contar as instituições que lançarão editais para cadastro de reserva. Só no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para a realização do Censo de 2010, serão abertas 200 mil vagas para recenseador, que exige nível fundamental. No caso da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, a realização de concursos para mais de 5 mil vagas na área administrativa ainda depende de aprovação do Ministério do Planejamento.
Ano de eleições
Em ano de eleições,
a lei restringe apenas a nomeação, contratação ou admissão do servidor público nos três meses que antecedem o pleito até a posse dos eleitos, restrição feita à esfera em que ocorre a eleição, no caso deste ano, no âmbito estadual e federal. As nomeações podem ser feitas em qualquer período do ano se a homologação do concurso for feita até três meses antes das eleições – no caso, até julho.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.