Notícias

Itapema FM  | 19/05/2015 18h08min

Inédito em Joinville, conjunto de seis obras de Luiz Henrique Schwanke está em mostra inaugurada nesta quarta

Morto em 1992, o joinvilense continua sendo referência nas artes visuais do Brasil

Nesta quarta-feira, às 19h30, será inaugurada a exposição Schwanke: Caixas na Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, anexo à Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior. Na mesma noite, haverá o lançamento do livro Processos Pulsáteis, organizado pelas professoras Rosângela Miranda Cherem e Sandra Makowiecky.

A exposição é composta por um conjunto de seis obras do artista joinvilense Luiz Henrique Schwanke, intitulada por ele como Box Arte em 1981, e tem curadoria de Alena Marmo e Nadja Lamas. 

— São caixas de 40cmx40cm cheias de objetos simbólicos, em configuração de relicários e, apesar de parecidas, cada uma discute questões bem diferenciadas — conta Nadja.

A exposição está ocorrendo como parte da programação da 13ª Semana Nacional dos Museus, tradição que o Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke cumpretodos os anos. Por isso, além de apresentar uma série inédita — é a primeira vez que o conjunto será exposto em Joinville, já que trata-se de objetos muito frágeis — a professora Rosângela Cherem estará no evento para lançar o livro Processos Pulsáteis e conversar sobre a experiência dos alunos do mestrado e do doutorado em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que pesquisaram a obra de Schwanke sob a coordenação dela e de Sandra Makowiecky.

A publicação remete à importância do artista joinvilense na arte contemporânea: mais de 20 anos depois de sua morte, Luiz Henrique Schwanke é objeto de estudos constantemente e está nos catálogos de mostras importantes no País. 

— Mesmo depois que ele faleceu, suas obras já estiveram duas ou três vezes no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, e críticos conceituados como Fábio Carvalho e Glória Ferreira o tem como referência em suas exposições, sempre buscando suas obras. O pensamento artístico de Schwanke está vivo e é importante na história da arte brasileira, em especial quando se fala nos anos 1980 — avalia Nadja.

Agende-se

O QUÊ: Exposição Schwanke: Caixas e lançamento do livro Processos Pulsáteis, de Rosângela Miranda Cherem e Sandra Makowiecky
QUANDO: quarta-feira, 20 de maio, às 19h30. Depois, a visitação á exposição fica aberta até 26 de junho, de segunda a sexta, das 8 às 20 horas
ONDE: Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, anexo à Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior (rua Dona Francisca, 800, Saguaçu)
QUANTO: gratuito

Leia mais sobre artes:

Confira a página especial sobre o artista joinvilense Luiz Henrique Schwanke
Semana dos Museus é comemorada com programação especial em Joinville

A NOTÍCIA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.