Itapema FM | 24/04/2015 07h01min
A espera de quase seis meses está perto do fim para projetos culturais guardados na gaveta em todo o Estado. Mas não será nesta sexta-feira, 24 de abril, data prevista no cronograma, que os contemplados pelo Elisabete Anderle de Apoio às Artes e à Cultura serão revelados. Por causa de problemas técnicos no programa que faz a leitura das tabelas de projetos inscritos, a Comissão de Organização e Acompanhamento (COA) adiou o resultado da terceira edição do prêmio para a semana que vem.
A presidente da comissão, Mary Elisabeth Benedet Garcia, estima que a lista dos contemplados – 228 no total – só possa ser divulgada entre quarta (29) e quinta-feira (30).
:: Edição 2015 do edital bate recorde de inscritos
::Divulgação dos habilitados no início de março também tinha atrasado
– Contamos com um júri rico, bem preparado e muito comprometido. O problema é de ordem técnica. Já houve dois erros de leitura das tabelas – explica Mary.
A resposta é aguardada por 1.143 das 1.569 iniciativas inscritas nas 11 modalidades que disputam uma fatia dos R$ 7 milhões de recursos do Fundo Estadual de Cultura (Funcultural), maior fonte de financiamento do setor em Santa Catarina. No mês passado, 426 foram desclassificados na primeira fase do edital pela falta de toda a documentação pedida.
– Na maioria dos casos, faltou comprovar residência de dois anos no Estado. Muitos mandaram documento que comprovava somente um mês, mas eram necessários documentos dos últimos 24 meses.
As expectativas pelo resultado estão concentradas na música, no teatro e na literatura, áreas com maior número de inscritos desta edição. Nas duas primeiras categorias também estão os valores mais altos a serem distribuídos, pouco mais de R$ 1 milhão para cada.
Ao todo serão financiados 228 projetos, e não haverá remanejamento de recursos. A partir da divulgação da lista de contemplados, os proponentes precisam apresentar a documentação complementar (certidões negativas de débitos) até o dia 11 de maio. O pagamento deve ser feito individualmente após a assinatura do contrato.
As inscrições da edição de 2014 começaram em outubro e tiveram o prazo estendido até fevereiro deste ano, o que deixou muitos produtores e artistas do Estado sem perspectivas de realizações de suas ações ainda no ano passado.
A mudança, segundo a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), foi em cumprimento a uma determinação da Secretaria da Fazenda, que pediu prazo mínimo de 90 dias para as inscrições. Isso poderá refletir na edição deste ano, que, segundo Mary, só será discutida depois que todo o cronograma de 2014 for cumprido.
– Vamos juntar todas as dificuldades que aconteceram nesta edição e considerá-las na elaboração do novo edital.
Dos 1.143 concorrentes, 228 projetos devem ser contemplados com o prêmio
Foto:
André Leme
/
Divulgação
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.