Notícias

Itapema FM  | 10/04/2015 14h12min

Tem opções para todos os gostos na 12ª Feira do Livro de Joinville

Por trás das prateleitas recheadas da 12ª Feira do Livro de Joinville estão

RAFAELA MAZZARO  |  rafaela.mazzaro@an.com.br

Pelo menos dez autores de Joinville e região apresentam novidades na programação da Feira do Livro deste ano. Os lançamentos ocorrem ao longo da programação do evento com bate-papos e sessões de autógrafos. A lista conta com títulos lançados recentemente, como Palavra Presa na Garganta, de Marisa Toledo, e publicações que chegarão em primeira mão para os leitores.

Leia mais notícias de Joinville e região
Confira a programação completa da Feira do Livro de Joinville 2015


O artista Humberto Soares é um dos que dão a largada na comercialização durante os 10 dias da feira. Ele apresenta o livro-imagem Cidade da Chuva amanhã, às 15h. A obra tem patrocínio do mecenato do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville (Simdec). Esse é o segundo livro do artista. Ele também é autor de Tatuí – O Príncipe dos Palmitos, publicado em 2012. Em Cidade da Chuva, a capa vira um pôster com os protagonistas da história, o Sol e a Chuva, e há partitura para violão da música-tema da publicação, composta por Ana Paula da Silva.

No dia 15, às 18h, a Associação Confraria das Letras apresenta Saganossa – Outras Histórias, obra coletiva de contos, poemas e crônicas de 24 escritores associados de Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul e Goiânia. Essa é a segunda antologia publicada pela associação. Inês Pozzagnolo também traz como novidade o livro Aquele que Morreu de Amor, no dia 18, às 18h30min.

Aprenda

O evento oferece palestras com especialistas, conversas com escritores, mesas-
redondas e um seminário como parte do conjunto de encontros que deve atrair tanto leitores quanto profissionais ligados à educação. O dramaturgo Lauro Cesar Muniz divide a experiência de quatro décadas de atuação na TV e nos bastidores de peças em dois momentos do dia 18. Às 16h, o autor de O Salvador da Pátria dirige a conversa em torno da escrita para novela. Depois, às 19h, o foco da conversa é a escrita para o teatro.

A relação da literatura com outras áreas também marca debates. Um deles é a mesa-redonda liderada por Rogério Pereira (PR) e Leo Cunha (MG), no dia 15. Ambos trazem a própria experiência para falar sobre literatura e jornalismo. Rogério é editor do Rascunho, apontado pela curadora da feira como o mais importante jornal literário do Brasil. Já Leo, além de escritor, é professor de Jornalismo e foi um dos vencedores do projeto Rumos Itaú Cultural na categoria jornalismo cultural.

O encontro que promete ser sucesso entre os adolescentes é a palestra Redação para o Enem, marcada para o dia 17, às 16h. Quem dará as dicas é Thomaz Muylaert, que tirou nota máxima na avaliação nacional do ano passado. Hoje ele é aluno de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF) e dá aulas particulares de redação para vestibular.

Assista

Nem só de livros se faz a literatura. O teatro, a música e o cinema também nascem das palavras e, na Feira do Livro, sustentam grande parte da programação. No universo infantil, dois nomes se sobressaem entre as apresentações artísticas: Bia Bedran, do Rio de Janeiro, e Tino Freitas, de Brasília.

Famosa pelas canções que já inspiraram a produção de livros, Bia viaja pelo Brasil misturando música e contação de história. Ela vem acompanhada do acordeonista e tecladista Tadeu Santiago. O pocket show A Arte de Cantar e Contar Histórias terá três sessões nesta sexta-feira (8h30min, 10h e 14h), e uma neste sábado (10h), todas no Teatro Juarez Machado.

Outra referência na área, Tino Freitas vai apresentar Quem Quer Brincar Comigo? em três sessões: no dia 14, às 14h, e no dia 15, às 9h30min e 14h. O músico, mediador de leitura e jornalista ainda participa de um bate-papo no dia 16, às 10h30min. Tino é integrante do grupo Roedores de Livros, que trabalha com ações de incentivo à leitura. É autor dos livros Brasília de A a Z, Controle Remoto, O Menino que Falava Pouco, Os Três Porquinhos de Porcelana e Cadê o Juízo do Menino?, selecionado entre os 30 melhores livros infantis de 2010, segundo a revista Crescer.

Compre

Quarenta estandes de livrarias, editoras e distribuidoras vão oferecer livros para todos os gostos e bolsos. Se o interesse é por livros usados, a feira é um prato cheio com a reunião de praticamente todos os sebos de Joinville. A editora Giostri, conhecida pelos títulos de dramaturgia brasileira, marca presença pelo terceiro ano consecutivo, junto com nomes nacionais como Editora Senado, Paulinas e Paulus.

Maior distribuidora de livros do Sul do país, A Página representa as principais editoras e é outro destaque entre os estandes que oferecem títulos nacionais e internacionais. A Top Livros, que participa da feira desde a primeira edição e é campeã de vendas do evento, também vai trazer opções acessíveis aos visitantes.​

A NOTÍCIA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.