Itapema FM | 23/02/2015 15h02min
O Instituto da Cultura e Educação apresenta nesta quarta-feira, dia 25, a programação central da 12ª Feira do Livro de Joinville, evento que ocorre de 10 a 19 de abril no complexo do Centreventos Cau Hansen.
O lançamento oficial será realizado na Biblioteca Pública Rolf Colin, às 10 horas, e vai contar com a presença da escritora Maria Antonieta Cunha, curadora da Feira do Livro de Joinville.
A Feira do Livro terá este ano como tema central “A literatura e seu entorno”, concentrando na programação atividades como palestras, exposições, mostra comentada de filmes, sessões de teatro e música. Entre os nomes confirmados para a feira de 2015 estão Paula Pimenta, Luiz Antônio Aguiar, Ciça Fittipaldi, Lucília Garcez, Rogério Pereira, Tino Freitas, Marçal Aquino, Marisa Lajolo, Luiz Giffoni e Leo Cunha, entre outros.
A ideia, explica Antonieta Cunha, é ter a literatura como pano de fundo e inspiração para vivências que serão oferecidas ao longo do evento.
— Procuraremos discutir e mostrar as relações da arte literária com outras manifestações artísticas e culturais, de modo a colocá-la no centro, mas não distante ou desvinculada do cotidiano e das demais experiências do sujeito — assinala ela, que é escritora e editora, e já comandou o Plano Nacional do Livro e da Leitura, e a Secretaria de Cultura de Belo Horizonte.
Sueli Brandão, idealizadora da Feira do Livro de Joinville, comenta que a edição de 2015 ocorre em um momento importante de debate sobre os rumos da educação no País. Neste contexto, destaca, a literatura assume posição convergente aos esforços do poder público, na medida em que cada vez mais há a busca de novos leitores.
— Desde sua primeira edição, a Feira do Livro de Joinville se notabiliza por seu papel de formadora de leitores, mas também de aproximação do público com o escritor na medida em que um processo de educação só é bem sucedido com a sinergia destes agentes — afirma.
Eventos de literatura fazem sucesso no País
O movimento de feiras voltadas à literatura tem crescido muito nos últimos anos. Estas iniciativas são estimuladoras de leitura e, embora o Brasil registre como média de leitura apenas dois livros inteiros por ano — segundo a última pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, do Instituto Pró-Livro, de 2012 —, o número de feiras, festas, salões de leitura, bienais, jornadas e festivais vem aumentando ano a ano e, com isso o despertar de novos hábitos, especialmente entre crianças e adolescentes.
Em 2013, o Ministério da Cultura relacionou 257 eventos — mais da metade (137) na Região Sul – e no ano passado pelo menos 320, ultrapassando 500 na meta prevista para 2015.
Escritores como Paula Pimenta e Marçal Aquino estarão em Joinville para conversar com os leitores
Foto:
Rodrigo Philipps
/
Agencia RBS
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.