Itapema FM | 19/01/2015 20h01min
Fátima Guedes leva a vida e seus shows com leveza. Prova disso é que, apesar de intitular a turnê que passa nesta semana por cinco cidades de Santa Catarina de Dois Amores, ela confessa: não anda com muita vontade de cantar a canção que deu nome a este show, fruto de uma parceria com Djavan nos anos 90.
Em vez dela, prefere oferecer à plateia composições novas, além de um repertório baseado em Tom Jobim, Chico Buarque e outros mestres da MPB. Fátima se apresenta hoje à noite em Florianópolis ao lado do pianista Rafael Vernet no teatro do Sesc Prainha. Nos próximos dias, a dupla segue viagem para Joinville, Jaraguá do Sul, Lages e Chapecó, pelo projeto Rede Sesc de Música.
– Vamos fazer o seguinte: podemos dizer que o show tem esse nome porque o Rafael e eu somos dois amores – brinca a cantora – De qualquer forma, será uma apresentação com formato elegante, até mesmo porque o piano é um instrumento chique, mas com discurso coloquial.
Linguajar feminino
A simplicidade que Fátima mostra nos shows, na conversa com a plateia e na emoção transmitida ao interpretar clássicos da música brasileira, é fruto da paixão pelo palco desenvolvida nas mais de três décadas de carreira.
Muito jovem, ingressou na área como compositora e transitou entre as mulheres pioneiras que deixaram de ser musas para se tornarem criadoras de canções. As dela, além de expressarem o lado feminino das relações românticas, também falam da vida e da sociedade – tudo com muita leveza, combinando com o tom suave de sua voz.
– Nunca senti preconceito por ser uma mulher compositora, mas também sempre fui muito acessível e positiva. Meu embasamento foi na literatura e pude desenvolver as composições com o linguajar feminino –mas, vamos ser sinceros, o amor dói de todos os lados – defende.
Enquanto autora, Fátima pôde ver grandes nomes da MPB gravando suas canções, como Maria Bethânia, Nana Caymmi e Ney Matogrosso, entre outros. Enquanto intérprete, venceu a timidez, formou-se em técnica de canto e se tornou uma apaixonada pelo palco. Nesta turnê por Santa Catarina, as apresentações são gratuitas, o que ela classifica como fabuloso.
– Precisamos reinstitucionalizar esse tipo de coisa na nossa cultura, porque era comum que antes pudéssemos assistir a bons shows de forma gratuita. É um espetáculo para um público que não pagou nada, mas vai receber tudo. E, com isso, cria-se o hábito de as pessoas de irem aos teatros – avalia.
Agende-se
O QUÊ: Dois Amores, com Fátima Guedes e Rafael Vernet
QUANDO: terça-feira, em Florianópolis; quarta-feira, em Joinville; quinta-feira, em Jaraguá do Sul; sexta-feira, em Lages e sábado, em Chapecó. Os shows começam sempre às 20 horas
ONDE: teatro do Sesc. Confira os endereços das outras cidades abaixo.
QUANTO: gratuito, com ingressos distribuídos uma horas antes do espetáculo na bilheteria do teatro
Confira os endereços do teatro do Sesc:
Sesc Prainha: Travessa Syriaco Atherino, 100, Florianópolis
Sesc Joinville: rua Itaiópolis, 470, América, Joinville
Sesc Jaraguá do Sul: rua Jorge Czerniewicz, 633, Jaraguá do Sul
Sesc Lages: Av. D. Pedro II, 1693, Lages
Sesc Chapecó: rua Brasília, 475-D, Chapecó
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.