Notícias

Itapema FM  | 18/02/2014 16h01min

Catarinense é uma das criadoras da maior galeria virtual de arte de rua

Perfil colaborativo conta com 850 mil seguidores de diversas partes do mundo

Karine Wenzel  |  karine.wenzel@diario.com.br

Um prédio em Las Vegas, um muro em Londres, uma parede em São Paulo. Endereços distantes que podem ser encontrados em um só lugar, unidos pela arte de rua. O local é o Instagrafite, perfil no Instagram considerado a maior galeria virtual colaborativa de arte de rua ou street art.


Funciona da seguinte forma: você passa por determinado endereço e vê um grafite interessante. Tira a foto e encaminha por e-mail para ser compartilhada no perfil, que conta atualmente com mais de 850 mil seguidores. Por trás desta galeria virtual estão o diretor de arte gaúcho Marcelo Pimentel e a pesquisadora de tendências catarinense Marina Bortoluzzi, que moram em São Paulo.

Conforme os criadores, a ideia surgiu há três anos a partir de um hobby de Marcelo.

— Só as fotos que a gente tinha não eram suficientes para suprir o perfil, então tornamos colaborativo e as pessoas se sentiram pertencentes ao projeto — lembra Marina.

Outro ponto que fez o projeto decolar foi a participação dos próprios artistas, que encaminham fotos dos murais, inclusive por WhatsApp.

Versão para iOS estará disponível no mês de junho

— O Instagrafite é um instrumento de divulgação para o grafiteiro e tem essa coisa do real time. Ele acabou de fazer o trabalho e encaminha a foto pra gente — explica Marina.

Atualmente, o Instagrafite ultrapassou o espaço virtual e se transformou em uma startup de mídia e curadoria de street art. A pesquisadora conta que marcas como a Levi's e a Puma já a procuraram para montar projetos com artistas de rua. A dupla também desenvolve iniciativas de revitalização de espaços públicos e promove cursos de street art.

Os planos não param por aí. Em junho deste ano, o aplicativo para iOS estará disponível — mais tarde será desenvolvida a versão para Android — para identificar a autoria de determinado grafite e saber detalhes da obra. Chamado de Markr, o app será gratuito e colaborativo, com alguns conteúdos exclusivos pagos.

— Através da câmera do smartphone e de realidade aumentada será possível saber quem é o artista daquele mural e identificar quais as artes que estão próximas da pessoa por geolocalização.

>>> Como participar

Para compartilhar alguma foto é só enviá-la para o e-mail hey@instagrafite.com

Como são muitas imagens captadas por dia, a escolha passa por critérios de avaliação como qualidade da foto

Também é possível compartilhar as fotos com a hashtag #instagrafite

Para seguir o Instagrafite acesse instagram.com/instagrafite ou @instagrafite

DIÁRIO CATARINENSE
Instagram / Reprodução

App gratuito para identificar a autoria dos murais deve estar disponível em junho
Foto:  Instagram  /  Reprodução


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

11/02/2014 19h30min
Facebook completa 10 anos e enfrenta desafios
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.