| 02/01/2014 18h43min
Em resposta ao editoral publicado nos jornais Diário Catarinense e A Notícia desta quinta-feira, intitulado "Solução para a falta de água e luz", a empresa Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), enviou nota assinada pelo presidente Cleverson Siewert para esclarecer as medidas que a empresa vem tomando para prestar o serviço essencial para os catarinenses.
Na nota, Siewert afirma que a Celesc atende todas as metas de qualidade impostas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Em 2013, a concessionária teria investido R$ 213 milhões em melhorias e na expansão do sistema elétrico. O presidente afirma também que a distribuição passou a ser mais automatizada no último ano e a Operação Verão colocou 48 equipes adicionais para atender a demanda durante a temporada.
Entretanto, desde o início deste verão, várias cidades de Santa Catarina têm apresentado falhas no fornecimento, o que tem prejudicado, inclusive, o abastecimento de água em várias cidades, principalmente em Florianópolis e Balneário Camboriú, onde concentram-se boa parte dos turistas que tem o Estado como destino nesta temporada de verão.
O editorial defende que o governador Raimundo Colombo deve ser mais efetivo na solução do "problema histórico" que acomete o Estado todo fim de ano, sob pena de ter a imagem de destino turístico de excelência abalada. O texto chega a afirmar que os dirigentes da Casan e Celesc "torcem pelo mesmo: o fim do feriadão de Réveillon", mantendo um "jogo de empurra com a falta de água e luz".
“Não é possível mais ouvir, todo final de ano, as mesmas explicações de diferentes dirigentes das duas estatais - a Casan e a Celesc - para o vexame que compromete o turismo e a imagem de Santa Catarina” diz o texto.
Confira abaixo a nota na íntegra do presidente da Celesc, Cleverson Siewert, em resposta ao editorial do Grupo RBS:
"A Celesc Distribuição é a principal distribuidora de energia de Santa Catarina, atendendo a 262 municípios no Estado e ainda o município de Rio Negro, no Paraná, totalizando o atendimento a mais de 2,5 milhões de unidades consumidoras.
Além do compromisso com o desenvolvimento sócio-econômico do estado, e a responsabilidade de prestar um atendimento elétrico adequado aos consumidores, a distribuição de energia é um segmento da economia que se caracteriza por ser regulado. A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) é o órgão do governo responsável por definir as regras do setor, fiscalizar e atuar sobre as empresas do setor.
Com relação às metas de qualidade de energia impostas pela ANEEL às distribuidoras, destacam-se os principais indicadores: DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Freqüência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora). O primeiro refere-se ao valor médio, em horas, que cada unidade consumidora ficou sem energia elétrica. O segundo indicador refere-se à quantidade de vezes, em média, que cada consumidor ficou sem energia.
A ANEEL, com o intuito de melhorar continuamente o atendimento elétrico à sociedade, periodicamente reduz os limites para os indicadores DEC e FEC, direcionando as distribuidoras a melhorarem continuamente a qualidade do serviço. Destacamos que, no ciclo 2012-2015, a ANEEL estabelece redução de 30% nesses indicadores, traduzindo-se na melhora ao atendimento elétrico à sociedade.
Nesse processo, destacamos que a Celesc Distribuição sempre manteve seu padrão de qualidade do serviço dentro dos limites estabelecidos pela ANEEL para os indicadores DEC e FEC, resultado de investimentos e melhorias constantes no seu sistema elétrico.
Mercado, Planejamento Elétrico e Investimentos
O consumo de energia elétrica de Santa Catarina tem sido elevado nos últimos anos, com o pico de demanda máxima da ordem de 4.200 MW, representando crescimento de 4% ao ano.
A Celesc Distribuição tem uma estrutura de planejamento para o sistema elétrico, cujas análises técnicas são focadas no horizonte dos próximos 5 a 10 anos. Nas análises técnicas são dimensionadas as estruturas do sistema elétrico de Alta Tensão e de Média Tensão que necessitam reforços, substituição de equipamentos ou novas obras. Esses investimentos compõem o PDD (Plano de Desenvolvimento da Distribuição), submetido à avaliação e acompanhamento por parte da ANEEL.
Ressaltamos que, em 2013, a Celesc Distribuição investiu R$213 milhões, focando principalmente nas melhorias e na expansão do sistema elétrico.
Investimento em Novas Tecnologias
Ao longo dos últimos anos, a Celesc fez importantes investimentos para incorporar as tecnologias mais modernas no Setor.
A implantação do projeto de Automação da Distribuição possibilita à Empresa controlar a rede de Média Tensão, indo além das subestações, que já são telecontroladas. Em 2013, foram adquiridos e instalados 340 religadores telecomandados e a previsão nos próximos três anos é de alcançar até 3.000 religadores instalados na rede, totalizando investimentos de R$ 100 milhões. A partir de um Centro de Operação da Distribuição, é possível telecontrolar a rede de Média Tensão, trazendo mais agilidade na recomposição do sistema elétrico e na identificação de problemas na rede.
No âmbito da medição de energia, a Empresa inaugurou um dos centros de controle da medição mais modernos do País, permitindo o acesso em tempo real às informações de cerca de 10.000 consumidores do grupo A (Alta Tensão) e, com isso, informações precisas e atualizadas que permitem gestão mais adequada do sistema e dos consumidores. Os investimentos no Centro de Medição, e nos equipamentos e sistemas associados, totalizaram R$ 12 milhões.
Call Center
Ao longo de 2013, a Celesc buscou melhorar o atendimento prestado a seus consumidores por meio do Call Center (0800) e contratou uma nova empresa prestadora de serviço, adicionando mais postos de atendimento e novas tecnologias para atendimento aos clientes e gerenciamento das chamadas.
A Celesc implantou também um novo canal de comunicação com seus consumidores, via SMS, para abertura de reclamações de falta de energia.
Para utilizar esse serviço basta enviar mensagem para o número 48196 com o texto sem luz seguido do número da unidade consumidora. Após o recebimento da mensagem. uma reclamação é aberta, o protocolo é enviado para o celular do consumidor e a ocorrência está disponível para atendimento pelas equipes de emergência da Celesc.
O atendimento via internet também foi modernizado, agregando mais serviços comerciais na Agência Web do portal www.celesc.com.br e, com isso, permitindo direcionar a estrutura de Call Center ao atendimento de emergências.
Atendimento ao Litoral
Historicamente, Santa Catarina tem alterações importantes no perfil do consumo de energia elétrica, principalmente nas regiões de balneários, com a chegada de turistas no litoral.
Por isso, a Celesc Distribuição realiza a Operação Verão; sendo que, nessa edição, foram disponibilizadas 48 equipes de atendimento emergencial adicionais, equivalente a 120 eletricistas e sete equipes de manutenção pesada, além da definição de pontos estratégicos para a localização dessas equipes, visando resposta mais ágil frente a ocorrências no sistema.
Nas subestações do litoral também são instalados transformadores de potência adicionais (transformadores móveis) para reforçar a capacidade de transformação das subestações com maior aumento de demanda durante o verão.
Resultados - Indicadores DEC e FEC
Em função das melhorias de gestão e investimentos realizados pela Celesc em 2013, os principais indicadores de continuidade (DEC e FEC) tiveram redução quando comparados aos indicadores de 2012, representando melhora de 7% no DEC e 11% no FEC. Comparando apenas dezembro/2013 a dezembro/2012, nota-se melhora no desempenho do sistema elétrico de 31%.
É importante destacar que o processo de apuração dos indicadores de continuidade (DEC e FEC) é realizado por meio de um sistema que possui certificação ISO 9001:2008, conduzido pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas e que, anualmente, é objeto de auditoria externa. Esses dados são encaminhados periodicamente à ANEEL, também sendo possível acessá-los de forma pública.
Obras Prioritárias e Reforços no Sistema
Embora a Celesc tenha tido um desempenho global que atende os limites estabelecidos pelo órgão regulador (ANEEL), há pontos específicos do sistema nos quais foram identificadas e planejadas obras de melhorias e reforços.
Destacamos as seguintes localidades e obras previstas no sistema de Alta Tensão:
- No Planalto Norte, a implantação da subestação Papanduva, na tensão de 138kV, para reforçar o atendimento à Papanduva, Major Vieira, Santa Terezinha e Monte Castelo. Esta obra está contratada e aguarda a emissão do licenciamento ambiental, tendo previsão de conclusão em outubro/2014;
- No município de Curitibanos, a implantação da subestação Curitibanos Área Industrial, na tensão de 138kV, obra em andamento com conclusão prevista para maio/2014;
- No município de Palhoça, a implantação da subestação Palhoça Pinheira, na tensão de 138kV. Essa obra está contratada, e aguarda a emissão do licenciamento ambiental, tendo previsão de conclusão em dezembro/2014;
- No município de Joinville, a implantação da subestação Joinville Perini, na tensão de 138kV. Essa obra está em fase final de implantação e tem previsão para conclusão em março/2014;
- No município de Concórdia, a implantação da subestação Concórdia São Cristóvão, e a linha de transmissão Ponte Serrada - Concórdia, na tensão de 138kV. Essa obra está contratada e aguarda a emissão do licenciamento ambiental, tendo previsão para início em maio/2014;
- No sul do Estado, a implantação da linha de transmissão Forquilhinha Rede Básica - Turvo, na tensão de 69kV, em andamento com previsão para conclusão em julho/2014;
- No município de Garopaba, a implantação da subestação Garopaba Encantada, na tensão de 138kV. Essa obra aguarda a emissão do licenciamento ambiental, e tem previsão de conclusão em dezembro/2015.
As obras citadas são parte das obras previstas no PDD (Plano de Desenvolvimento da Distribuição) que inclui também ampliações e reforços em outras subestações existentes, além da expansão do sistema de Média Tensão.
Considerações Finais
Os limites para os indicadores DEC e FEC definidos pelo órgão regulador (ANEEL) para as distribuidoras de energia levam em conta as características do sistema brasileiro, predominantemente aéreo, além das particularidades de cada região. No caso da Celesc, em 2013, o limite para o DEC (15,66 horas) se traduz por um sistema elétrico que deve estar disponível em 99,8% do tempo, ao ano. Ressaltamos que a Celesc vem historicamente atendendo este limite, inclusive em 2013.
Por fim, destacamos que, com relação à prestação de serviços públicos, a recente pesquisa CNI-Ibope (julho/2013) apontou que, entre os serviços públicos, a energia elétrica é um dos setores que conta com as melhores avaliações pela população, inclusive em Santa Catarina.
Contamos com sua colaboração para prestar essas informações ao seu público leitor.
Atenciosamente,
Cleverson Siewert
Presidente Grupo Celesc"
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