Notícias

Itapema FM  | 20/09/2012 13h01min

"O Palhaço", de Selton Mello, é o indicado do Brasil para concorrer ao Oscar de filme estrangeiro

Filme concorria com longas como Xingu, Paraísos Artificiais e Dois Coelhos

O Palhaço é o filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2013. O longa dirigido e protagonizado por Selton Mello, elogiado pela crítica, premiado no Festival de Paulínia e visto por mais de 1,4 milhão de espectadores nos cinemas, superou outros 15 concorrentes na avaliação da comissão formada pelo Ministério da Cultura. Entre eles estavam Heleno, de José Henrique Fonseca, Xingu, de Cao Hamburger, considerado principal adversário de O Palhaço, e duas produções gaúchas, o inédito no circuito O Carteiro, produção da TGD Filmes dirigida por Reginaldo Faria, e Menos que Nada, de Carlos Gerbase.

Dias antes do anúncio dos indicados na categoria de melhor longa-metragem estrangeiro, a Academia de Cinema de Hollywood costuma divulgar uma lista contendo nove filmes pré-selecionados. A 85ª edição do Oscar será realizada em 24 de fevereiro do ano que vem.

Mais de 60 países estão autorizados pela Academia a enviar seu representante. Os principais concorrentes de O Palhaço, entre os títulos eleitos até agora, parecem ser o francês Intocáveis, de Eric Toledano e Olivier Nakache (em cartaz no Brasil), o austríaco Amour, de Michael Haneke (vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes), e o sul-coreano Pietà, de Kin Ki-duk (Leão de Ouro em Veneza).

Em enquete realizada no site do Segundo Caderno, O Palhaço já surgia como o preferido dos leitores de ZH bem à frente do segundo colocado. Somou 44,96% dos votos, contra 15,97% de Colegas, de Marcelo Galvão (vencedor do Festival de Gramado e ainda inédito no circuito) e apenas 11,34% de Xingu. Dois Coelhos, de Afonso Poyart, e Paraísos Artificiais, de Marcos Prado, completaram o top 5 entre os 16 candidatos com, respectivamente, 10,08% e 4,2% dos votos.

No Oscar 2012, o representante brasileiro foi Tropa de Elite 2, que ficou fora dos cinco finalistas. A última vez que o Brasil concorreu ao Oscar na categoria melhor longa estrangeiro foi em 1998, com Central do Brasil, de Walter Salles. Depois disso, Cidade de Deus (2002) concorreu em quatro categorias, mas não na de melhor filme realizado fora dos EUA. Produção majoritariamente britânica, Lixo Extraordinário (2010), de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley, foi indicado a melhor documentário.

Alguns dos concorrentes:

Alemanha: Barbara, de Christian Petzhold
Áustria: Amour, de Michael Haneke
Coreia do Sul: Pietà, de Kim Ki-duk
França: Intocáveis, de Eric Toledano e Olivier Nakache
Japão: Our Homeland, de Yang Yong-hi
Romênia: Beyond the Hills, de Cristian Mungiu
Suécia: The Hypnotist, de Lasse Hallstrom

SEGUNDO CADERNO
Imagem Filmes / divulgação

"O Palhaço", de Selton Mello, vai disputar uma vaga no Oscar 2013
Foto:  Imagem Filmes  /  divulgação


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

17/12/2011 14h10min
O sucesso de "O Palhaço" consagra Selton Mello como o ator que definiu a cara do homem brasileiro na tela
16/11/2011 16h10min
"O Palhaço" alcança marca de 1 milhão de espectadores
01/11/2011 11h27min
O Palhaço estreia em segundo lugar no Brasil
27/10/2011 18h44min
Selton Mello brilha no filme O Palhaço, que estreia nesta sexta-feira
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.