Notícias

Itapema FM  | 02/07/2012 09h16min

Evento paralelo do Festival de Dança de Joinville privilegia estilos de salão

Ritmos a Dois foi criado para abrigar os movimentos do bolero, tango, samba de gafieira, forró, salsa e zouk

Para dançar juntinho, não precisa só de parceiro. A dança de casal é uma arte que costumava ser pautada pela tradição, e hoje é uma modalidade competitiva tão importante quanto as outras.

Para não deixar ninguém de fora do salão na cidade da dança, o evento Ritmos a Dois foi criado para abrigar os movimentos do bolero, tango, samba de gafieira, forró, salsa e zouk. Este ano, ele ocorre entre os dias 24 e 27, como um dos eventos paralelos da 30ª edição do Festival de Dança de Joinville.

— O Festival já não tem mais para onde crescer, ele não comporta outros estilos dentro da competição oficial. Por isso, o Ritmos a Dois acontece como um ‘anexo’ do evento —, avalia o presidente da Associação Joinvilense de Dança de Salão de Joinville, Quênio Nogueira.

Segundo ele, a mostra de dança de salão ocorre num momento em que o estilo está ganhando visibilidade no Brasil, principalmente em mídias como a TV e o cinema.

— O Ritmos a Dois preza pela tradição: ocorre no salão e prioriza as características básicas da dança de salão, aquelas que se encontram somente nela —, afirma ele.

Categorias distintas

A novidade da quinta edição do Ritmos a Dois é que haverá uma divisão entre dançarinos amadores e profissionais. As duas primeiras edições do evento contaram apenas com a participação de amadores, que são o foco do projeto, mas em 2010 e 2011 o Ritmos a Dois cresceu e recebeu dançarinos profissionais.

Para evitar a competição entre duplas que dançam por hobby e aqueles que o fazem profissionalmente, a competição mudou. Todas as noites, haverá os dois momentos para que as duplas concorram entre si em diferentes modalidades, fazendo do concurso um espetáculo para a plateia.

A bailarina Carla Salvagni, que já atuou como jurada em programas de TV, em quadros como o “Dança dos Famosos”, da TV Globo e em concursos internacionais, retorna ao Ritmos a Dois – ela já participou do evento no ano passado.

Ivan Ribeiro Antunes, pesquisador em dança de salão, e Marcos Edward Massao Otsu, professor responsável pelos cursos de extensão universitária de dança de salão, na Universidade Gama Filho e na Faculdades Metropolitanas Unidas, completam a banca de jurados.

Os jurados também oferecem workshops nos dias 25, 26 e 27, durante a tarde. O conteúdo será divulgado no site do projeto. O coreógrafo e produtor artístico Eduardo La Luna é o convidado para atuar como DJ. Ele se especializou na área depois de perceber a ausência de profissionais com conhecimento em danças de salão para atuar como disc jóquei.

As inscrições online para participar do Ritmos a Dois já começaram e seguem até o dia 23, às 19 horas. Elas podem ser feitas pelo site ritmosadois.com.br. A inscrição presencial será na Sociedade Harmonia-Lyra, onde ocorre o evento, entre os dias 24 e 26 para os concorrentes da modalidade “amador” e somente no dia 24 para a modalidade profissional, sempre das 17 às 18h30.

A NOTÍCIA
nbastian / Divulgação

Novidade: Disputa de dança de salão passa a ter modalidade profissional
Foto:  nbastian  /  Divulgação


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

10/04/2012 06h10min
Festival de Dança de Joinville bate recorde de inscrições em 2012
28/02/2012 17h02min
Inscrições para cursos e oficinas do Festival de Dança de Joinville começam nesta terça
29/11/2011 10h58min
Estão abertas as inscrições para o 30º Festival de Dança de Joinville
18/10/2011 07h04min
Os campeões se veem no festival 2012
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.